Na semana que o Diário Indústria & Comércio comemora 49 anos, a programação cultural em Curitiba será de pura efervescência. Em “Na Tela”, para aproveitar no cinema, o vencedor do Urso de Prata em Berlim, “O Último Azul”, e duas séries da HBO Max. Já “No Palco”, o Festival Paulo Leminski e dois shows repletos de musicalidade. Entre as dicas para aproveitar “No Fone”, estão os novos singles de Janine Mathias, da Banda Undo e do Eagle-Eye Cherry. E para não esquecer e colocar na agenda, muito blues em Antonina, cinema independente com o festival Metrô e arte contemporânea no Pátio Batel. Boa leitura!
Quer conferir mais conteúdos como esse? Aponte o celular para o QR CODE.
:: NA TELA ::
“Twisted Metal”
(Créd. HBO Max/Reprodução)
Já está disponível a segunda temporada da série
“Twisted Metal” na
HBO MAX. Inspirada no famoso jogo de videogame, a produção se passa em um futuro pós-apocalíptico e é estrelada por
Anthony Mackie (“Capitão América: Admirável Mundo Novo”). Ele interpreta um motorista contratado para fazer a entrega de um valioso objeto, tendo que cruzar um Estados Unidos devastado e tomado por criminosos. Para quem gosta de ação e humor, além da nostalgia do game, é um prato cheio.
“O Último Azul”
(Créd. Reprodução)
Depois da super estreia no Festival de Cinema de Gramado,
“O Último Azul” chega aos cinemas de todo o Brasil. Estrelado por
Rodrigo Santoro e
Denise Weinberg, o longa de Gabriel Mascaro se passa em um Brasil distópico que possui uma política de exílio forçado contra seus idosos. A ideia é permitir que os jovens possam produzir sem se preocupar com os mais velhos, transferindo esse grupo para colônias habitacionais para que possam desfrutar de seus últimos dias de vida. Porém, uma mulher de 77 anos, antes de ser expulsa de seu lar, embarca em uma viagem que mudará o rumo de sua vida.
“Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente”
(Créd. HBO Max / Reprodução)
Outro destaque do Festival de Cinema de Gramado estreia no
HBO MAX no dia 31 de março. A minissérie
“Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente”, estrelada por
Bruna Linzmayer,
Johnny Massaro e
Ícaro Silva, é baseada em fatos e acompanha um grupo de comissários de bordo que, ao ver amigos e colegas adoecerem de AIDS durante a década de 1980 sem acesso a tratamento, incia uma operação arriscada para trazer o medicamente AZT de forma ilegal do exterior.
:: NO PALCO ::
Festival Paulo Leminski
(Créd. Reprodução)
Neste sábado (30), a Pedreira Paulo Leminski recebe a nova edição do festival que recebe o seu nome, uma celebração ao legado do poeta pop, Paulo Leminski. Na programação musical, fazem parte
Lenine, Jards Macalé, Raissa Fayet, DJ Tahira e o projeto “
Leminskanções”, de
Estrela Leminski, com a participação de
Janine Mathias e
Leo Fressato. Últimos ingressos à venda pelo
www.festivalpauloleminski.com.br
João Lucas
(Créd. Divulgação)
O cantor e compositor
João Lucas se apresenta pela primeira vez em Curitiba. O show ocorre neste sábado (30), no Teatro Bom Jesus, e apresenta canções do álbum de estreia do artista,como
“Sem Ar”, “Pessoa Certa”, “Leonina”, entre outras, além da faixa
“Meu Bem”, feita para sua esposa, Sasha Meneghel. Ingressos pelo Disk Ingressos.
Djambi
(Créd. Daniel Snege)
Um dos maiores nomes do reggae brasileiro, a banda
Djambi, encerra o
Festival Ilha do Mel Jazz com chave de ouro. O grupo se apresenta hoje (29) e amanhã (30), no Palco Trapiche, em Nova Brasília. Além disso, a programação ainda contará com tributo à Amy Winehouse com a cantora
Carol Sabbag e blues com o
DUO PC & Thiagão. Mais informações no instagram @ilhadomeljazz.
:: NO FONE ::
“Um Minuto”
(Créd. Renato Nascimento)
A sambista
Janine Mathias apresenta o seu novo single
“Um Minuto”. A faixa é um encontro de bambas, que leva produção musical e composição de
Rodrigo Campos. A faixa, que já está disponível nas plataformas digitais, traz tons e nuances do jazz, entrelaçando a memória da artista brasiliense à tradição e a contemporaneidade.
“
Melodrama”
(Créd. Joe Brady)
A banda
Undo apresenta o single “
Melodrama”, o quinto lançamento que precede o álbum de estreia do grupo, que chega às plataformas ainda neste ano. A faixa conta com melodias pungentes com influências de The Smiths e Legião Urbana, com uma letra reflexiva sobre o desgaste das relações amorosas e das amizades. Escute nas plataformas digitais.
“
Chasing Down a Dream”
(Créd. Divulgação)
Eagle-Eye Cherry retorna às suas raízes de rock e pós-punk em seu futuro álbum
“Become a Light”, a ser lançado em setembro. O single
“Chasing Down A Dream”, co-escrito e produzido por Jamie Hartman, revisita a sonoridade pós-punk do artista, sem perder seu som orgânico característico, e dá um gostinho do que vem por aí para os fãs. A faixa já está disponível nas plataformas digitais.
:: NA AGENDA ::
Antonina Blues Festival
(Créd. Divulgação)
Na próxima semana, de 5 a 8 de setembro, a cidade de Antonina recebe a 9ª edição do
Antonina Blues Festival. A cidade litorânea contará com cinco palcos especiais, montados na Estação Ferroviária, Travessa do Marinho, Feira Mar, Calçadão Cultural e Ponta da Pita. Entre as atrações confirmadas, estão a banda
Milk n’ Blues, Ricardo Maranhão Trio, o norte-americano Lorenzo Thompson, Nico Fami Trio, entre outros.
Cinema gratuito
(Filme “Amigos de Risco” - Créd. Reprodução)
De 3 a 7 de setembro, Curitiba recebe a nova edição do
Metrô - Festival do Cinema Universitário Brasileiro, com sessões gratuitas na Cinemateca de Curitiba. São mais de 40 produções de diferentes estados, sendo Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Sergipe, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Ceará, Rio Grande do Sul e Paraíba. O filme de abertura do evento é o
"Amigos de Risco", com direção e roteiro de
Daniel Bandeira, que será exibida em versão restaurada. Mais informações no instagram @metrouniversitario.
“Vestir o Olhar”
(Créd. Pátio Batel Content Lab)
De 3 de setembro a 15 de outubro, o Pátio Batel conta com a “Vestir o Olhar”, uma mostra inédita de arte contemporânea com artistas brasileiros, com curadoria de Ana Carolina Ralston. A iniciativa coloca a arte como protagonista, em uma exposição que ocupa três andares do shopping com obras de nove artistas, como Verena Smit, Renata Egreja e Guita Soifer, entre outros. A visitação é gratuita.