Mulheres e 60+ estão entre os grupos que mais ampliaram sua presença na profissão de corretor de imóveis, mostra estudo do DataZAP
Dados foram apresentados durante a Casa do Corretor, iniciativa do Grupo OLX para celebrar profissionais do mercado imobiliário
28/08/2025 às 18:48
Coriolano Lacerda apresenta os dados na Casa do Corretor - Crédito: Divulgação/ Grupo OLX
O Grupo OLX apresentou na Casa do Corretor, ação realizada no mês de agosto para celebrar os profi ssionais do mercado imobiliário, um estudo exclusivo sobre o perfi l da categoria no Brasil. Os dados trazem um comparativo entre o primeiro trimestre de 2025 e o mesmo período de 2019, e mostram que a participação das mulheres na profi ssão cresceu 9 p.p., representando 41% do total.



A análise DataZAP, fonte de inteligência imobiliária do Grupo OLX, com o apoio de dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística), revelou que, entre as regiões brasileiras, o Sul se destaca com o maior aumento na atuação feminina, subindo de 15% para 20% entre os períodos comparados.
De modo geral, o número de agentes imobiliários no Brasil cresceu, e a tendência é de aceleração desse movimento nos anos que seguem. Atualmente, 412.736 pessoas trabalham como agentes imobiliários no Brasil, número superior aos 292.066 profi ssionais da categoria registrados no primeiro trimestre de 2019, de acordo com a PNAD Contínua.
Segundo o levantamento, a região Sudeste foi a que apresentou maior crescimento, com aumento de 3 p.p. entre 2019 e 2025. Na sequência vem o Sul do país, com elevação de 2 p.p. na comparação dos períodos.
“Nosso objetivo com esse estudo é entender melhor quem são esses profi ssionais, suas motivações, desafi os e transformações ao longo do tempo. Somos parceiros dos corretores, e por meio de levantamentos como esse, conseguimos não apenas apoiar o setor com dados relevantes, mas também direcionar nossas soluções para atender de forma mais precisa às necessidades desse público”, diz Coriolano Lacerda, Gerente de Pesquisa e Inteligência de Mercado do Grupo OLX.
Na análise da faixa etária, o público entre 35 e 44 anos segue como a maior parcela (26%) em 2025. No entanto, o segundo grupo com maior participação é o de pessoas com 60 anos ou mais, que representa 20% do total, com crescimento de 4 p.p. em relação a 2019. Vale destacar também a ampliação de 8 p.p. na faixa etária de 45 a 49 anos, o maior crescimento observado no período.



Emprego e renda
O estudo mostra que 92% dos agentes se dedicam exclusivamente à profi ssão, enquanto 8% se dividem em duas ocupações. Ele aponta ainda que 71% trabalham por conta própria.
Mais da metade dos corretores (57%) trabalham entre 40 e 44 horas semanalmente, enquanto que para 21% a profi ssão ocupa entre 15 e 39 horas semanais.
No quesito renda, a média mensal registrada no primeiro trimestre de 2025 pelos corretores de imóveis foi de R$4 mil.


Metodologia
O estudo realizado pelo DataZAP, fonte de inteligência imobiliária do Grupo OLX, tem como base os dados trimestrais (1º tri/2019 e 1º tri/2025) da PNAD Contínua - IBGE. Foram considerados corretores imobiliários os profi ssionais classifi cados na categoria “agentes imobiliários”. O cálculo de rendimento levou em consideração o defl ator trimestral fornecido pelo IBGE.

Sobre o Grupo OLX
O Grupo OLX é um marketplace de classifi cados, líder na compra e venda de produtos usados, com um ecossistema diversifi cado em bens de consumo, autos e imóveis, por meio dos portais OLX, Zap e Viva Real.
Com tecnologia de ponta, o Grupo OLX democratiza o acesso a todas as pessoas para que realizem negócios e ressignifi quem sua relação com produtos usados, gerando impacto positivo no consumo consciente e na performance dos clientes e parceiros.
Os acionistas do Grupo OLX são os principais conglomerados globais de investimento em marketplaces e classifi cados online: Prosus NV (50%), listada na bolsa de valores de Amsterdã, e Adevinta ASA (50%), baseada em Barcelona e Oslo.
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio