MENUx
Os militares da Ucrânia anunciaram ter retomado três assentamentos em Donetsk, no leste do país. Isso ocorre no momento em que o presidente Volodymyr Zelenskyy se mantém firme contra ceder partes do território ucraniano.
O principal comandante militar da Ucrânia, Oleksandr Syrskyi, postou nas redes sociais sua visita a um posto de comando perto de Pokrovsk, um local importante em Donetsk. Ele escreveu: “A situação é realmente difícil”. “Mas eles (seus comandados) devem se manter firmes”, completou Syrskyi.
A Rússia teria exigido que a Ucrânia entregasse as regiões de Donetsk e Luhansk. Acredita-se que as forças russas já controlem mais de 70% de Donetsk.
Na segunda-feira, pesquisadores do Instituto para o Estudo da Guerra, em Washington, informaram que tropas ucranianas lutam para evitar novas incursões inimigas. Eles disseram que as forças ucranianas estão concentradas na cidade de Dobropillya, onde unidades de infantaria russas supostamente continuavam avançando.
Ainda na segunda-feira, Zelenskyy respondeu a relatos de que a Rússia está preparada para não tomar mais nenhum território. Ele disse à imprensa local que não considera isso como “uma concessão”.
com nhk