
Foto: reprodução
O Irã diz ter permitido que alguns inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) voltassem ao país.
Segundo a TV estatal do Irã, na quarta-feira, o ministro das Relações Exteriores, Abbas Araghchi, anunciou a chegada de inspetores da AIEA ao país para supervisionar a substituição de combustível na usina nuclear de Bushehr. Localizada no sul do Irã, trata-se da única usina nuclear comercial em operação no país.
Teerã anunciou que suspenderia a cooperação com a AIEA, após ataques de Israel e dos Estados Unidos às suas instalações nucleares, em junho. Alegou que uma resolução do órgão das Nações Unidas criticando o Irã foi usada como pretexto para os ataques. Depois disso, os inspetores deixaram o país.
Araghchi teria dito que o Irã e a Agência Internacional de Energia Atômica estão trocando opiniões sobre como cooperar no futuro. Atualmente, não há perspectiva de que as inspeções sejam retomadas em outras instalações nucleares, incluindo a usina de enriquecimento de urânio que foi atacada em junho.
De acordo com alguns observadores, com o Reino Unido, a França e a Alemanha pressionando para restabelecer as sanções da ONU, o Irã está tentando evitá-las mostrando sua vontade de cooperar com a AIEA e enfatizando que está sendo transparente.
con nhk