
Divulgação
A
Mercopar,
maior evento de inovação industrial, networking e negócios da América Latina, está ao alcance de todos os interessados. As inscrições estão abertas para pessoas vinculadas a empresas. A participação é gratuita, e os visitantes podem garantir presença por meio do
site oficial da feira. Realizada pelo
Sebrae RS e pelo
Sistema FIERGS, a 34ª edição da feira acontece de 14 a 17 de outubro em Caxias do Sul (RS) e reunirá empresas de diversos segmentos industriais.
A feira atrai empreendedores, CEOs, fornecedores e profissionais interessados em inovação e competitividade. É uma oportunidade para fazer conexões relevantes, trocar experiências e até iniciar parcerias comerciais. Os visitantes têm contato direto com o que há de mais atual em automação industrial, TI, energia, meio ambiente e outros segmentos. É um espaço para ver inovações aplicadas e entender como elas podem transformar processos e negócios. Em 2025, além de expositores brasileiros, haverá presença de empresas da China e do Mercosul. Isso amplia a visão de mercado e abre portas para oportunidades além das fronteiras.
Com expectativa de receber cerca de 600 expositores e 80 startups, a Mercopar 2025 contará com representantes de estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, além de empresários internacionais. Neste ano, além da presença de empresas chinesas, o evento também terá participação de companhias do Mercosul, ampliando ainda mais as oportunidades de negócios e parcerias estratégicas entre países da América Latina. A feira reúne segmentos como metalmecânico, automação industrial, borracha, plástico, movimentação e armazenagem, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, atestando a grande diversidade do setor.
Centro Universitário oferece curso gratuito e online em TI
Os estudantes do ensino médio, da área técnica ou as pessoas em transição de carreira e que desejam adquirir novos conhecimentos em
Tecnologia da Informação (TI) estão convidados a participar do
II Bootcamp4all; um treinamento intensivo, prático, gratuito, ofertado pelo
Centro Universitário Integrado e que vai ajudar no desenvolvimento de novas habilidades e competências digitais.
As inscrições já estão abertas, seguem até o dia 30 de agosto e podem ser feitas pelo site. São oferecidas 50 vagas e a lista com o nome dos aprovados sairá no dia 3 de setembro, no mesmo link.
As aulas serão realizadas entre os dias 8 de setembro a 7 de outubro, de segunda à quinta-feira, das 19h30 às 22h30, em formato online e com transmissão ao vivo. Ao término, quem tiver frequência mínima de 75% nas atividades poderá solicitar o certificado de participação.
O II Bootcamp4all é a oportunidade para quem deseja expandir horizontes profissionais, conhecer o mundo da tecnologia e sem gastar nada. A capacitação pode ser feita inclusive por quem não entende do assunto e nem é da área de informática.
As aulas serão ministradas por especialistas atuantes no mercado, que vão garantir uma conexão entre teoria e prática. Entre os assuntos que serão apresentados estão o desenvolvimento de sites responsivos e dinâmicos, as tecnologias HTML, CSS, JavaScript e desafios reais do mercado de trabalho.
Serviços de TI crescem 35% no Paraná
Ao invés de apenas reagir aos problemas de tecnologia relatados pelas empresas, os
prestadores de serviços de TI do Paraná estão em busca de alternativas para antecipar diagnósticos e se posicionar para serem cada vez mais reconhecidos como capazes de prevenir esses problemas e garantir que os equipamentos funcionem de maneira eficiente e segura. Esta é uma das estratégias nas quais as empresas do setor apostam para alcançar um ritmo de crescimento semelhante ao de outros Estados que lideram o ranking de expansão.
Segundo um levantamento feito pela
ADDEE, empresa que atua há 11 anos no fornecimento de soluções de gestão de TI para MSPs, os paranaenses tiveram um aumento de 35% no número de organizações deste segmento nos últimos três anos. Este percentual é inferior, por exemplo, ao desempenho observado em São Paulo (50%) e Santa Catarina (51%). No dia 23 de setembro, o chamado ecossistema MSP (Managed Service Provider), que reúne os profissionais da área, se reunirá no MSP Summit Roadshow, que acontecerá no Brains Coworking, em Curitiba.
A COO da ADDEE,
Brenda Busanelli, explica que a aceleração do crescimento neste setor tem exigido o desenvolvimento de um portfólio de serviços cada vez mais completo que inclua monitoramento contínuo, manutenção preventiva, backups regulares e suporte técnico. “Isso ajuda a garantir que os sistemas dos clientes estejam sempre funcionando de maneira otimizada. A adoção deste modelo de funcionamento é uma tendência consolidada em todo o mundo e que certamente se enquadra nas necessidades das empresas do Paraná da mesma forma”, afirma.
O estudo Panorama da Comunidade MSP revela o ritmo da evolução que este os MSPs vem experimentando no Brasil ao longo dos últimos cinco anos. De acordo com o estudo, em 2019 a maioria das empresas nacionais dedicadas à prestação deste serviço não possuía mais do que cinco funcionários, sendo que 19% delas eram operadas por uma única pessoa. Já no final de 2024, apenas 10% dessas organizações tinham apenas o fundador como o único responsável por todas as tarefas. Enquanto isso, 52% já empregavam até 9 pessoas e 30% possuíam entre 10 e 49 funcionários.
Outro estudo da ADDEE mostra que caso todos os dispositivos digitais em uso pelas empresas do Brasil atualmente estivessem sob a supervisão de um MSP, essa atividade movimentaria um valor superior a R$183 bilhões por ano.
IA impulsiona faturamento de empresas
A adoção da inteligência artificial (IA) no ambiente corporativo tem se mostrado uma alavanca de crescimento, trazendo vantagens econômicas e ganhos expressivos de produtividade. Um levantamento da Amazon Web Service (AWS) revela que 95% das empresas brasileiras que incorporaram a tecnologia já registram aumento médio de 31% no faturamento e 96% na produtividade. Entre os principais impactos estão a melhoria do atendimento ao cliente (66%), o fortalecimento da formação e capacitação de funcionários (59%) e a criação de novos produtos e serviços (56%), de acordo com o estudo “Desbloqueando o potencial da IA no Brasil”.
“A inteligência artificial está presente no nosso dia a dia, muitas vezes de forma invisível. As empresas precisam enxergar a IA como uma aliada, razão pela qual é essencial compreender de que forma ela pode ser aplicada dentro de cada realidade”, diz o coordenador do curso de Inteligência Artificial da Faculdade Donaduzzi, Leonardo Tampelini. “No ano passado, criamos o primeiro curso superior de IA autorizado pelo MEC, pois entendemos que é necessário mão de obra qualificada para executar os projetos e atender às demandas que surgem nas organizações, sejam elas de pequeno ou grande porte. Por isso, consideramos fundamental promover conexões que fomentem o uso ético e estratégico da tecnologia”, ressalta Tampelini.
O
Biopark - Parque Tecnológico do Oeste do Paraná, que abriga a
Faculdade e Colégio Donaduzzi, a UFPR, UTFPR, IFPR e mais de 130 empresas, busca se consolidar como referência em inteligência artificial na região. A proposta é unir pesquisa e setor produtivo em um mesmo ambiente, promovendo encontros frequentes para troca de experiências.
Na última semana, o Biopark recebeu 240 participantes na conferência IA 360, com dois dias de debates. “Foram palestras e novas formas de olhar e compreender a IA. Além disso, é um espaço amplo e propício para networking”, frisa Tampelini. O evento foi realizado em parceria com a Faculdade Donaduzzi, o Biopark, a Fundação Araucária e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná.