
Na próxima sexta-feira (29), Curitiba sediará o ato inaugural de uma grande mobilização em defesa da soberania nacional. O evento, que acontecerá às 17h nas escadarias da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Praça Santos Andrade, marcará o lançamento do movimento “Meu Brasil Brasileiro”.
A iniciativa é promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB Paraná) e conta com a participação de mais de 60 entidades. Ela inaugura uma ampla mobilização que contesta as sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos — o chamado “tarifaço” —, visto pelos organizadores como instrumento de pressão política que compromete a autodeterminação do país.
Segundo o advogado Daniel Godoy Júnior, presidente do Instituto Pró Democracia Sempre (Iprodes) e um dos organizadores do ato, a mobilização marca o lançamento de uma articulação que envolve dezenas de entidades da sociedade civil organizada, na defesa da soberania e da democracia. Daniel ressalta ainda que o movimento é plural, independente e apartidário, construído coletivamente por organizações, sindicatos, movimentos sociais e cidadãos.
Entre os objetivos está o de sensibilizar a sociedade sobre os prejuízos da interferência do Estados Unidos na nossa economia, na nossa cultura, na estabilidade política do país e também na autonomia do nosso judiciário.
O movimento Meu Brasil Brasileiro promete mobilizar a sociedade por meio de campanhas nas redes sociais, de atos nas ruas da capital, de debates e do lançamento de um manifesto contra as taxações desproporcionais de produtos brasileiros e os ataques à autonomia de nossa Justiça.
O tarifaço no Paraná
No início de agosto, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) publicou um levantamento destacando que quase 40% das exportações paranaenses aos Estados Unidos podem ser diretamente afetadas pelas novas tarifas impostas pelo governo de Donald Trump que entraram em vigor no último dia 10/08.
Segundo a Faciap, o setor mais vulnerável é o madeireiro, especialmente nos Campos Gerais, onde municípios como Telêmaco Borba e Guarapuava concentram a produção de itens que ficaram de fora das isenções tarifárias anunciadas pelo governo americano.
O levantamento mostra que o Paraná é hoje o 7º maior exportador brasileiro de produtos para os EUA, com US$ 735 milhões em vendas no primeiro semestre de 2025.
Serviço
Ato: “Meu Brasil Brasileiro” – Em Defesa do Brasil e dos Brasileiros(as)
Data: Sexta-feira, 29 de agosto, às 17h
Local: Praça Santos Andrade, Centro, Curitiba