Japão cogita condições mais rígidas para visto de empreendedor
26/08/2025 às 11:29
Foto: reprodução
As autoridades de imigração do Japão planejam tornar mais rígidas as condições para que estrangeiros obtenham um visto de residência que lhes permita empreender no país.

Um plano elaborado pela Agência de Serviços de Imigração foi apresentado em um comitê especial do Partido Liberal Democrático, atual partido no poder, na segunda-feira (25).

O esquema atual exige que os candidatos possuam pelo menos 5 milhões de ienes, ou cerca de 34 mil dólares, em capital. No entanto, a proposta mais recente aumentaria essa exigência de capital para pelo menos 30 milhões de ienes, ou mais de 200 mil dólares.

O plano também exige que os candidatos tenham mais de três anos de experiência em negócios ou gestão empresarial; ou então um título de mestrado ou grau superior. Caso recebam a permissão de residência, os empreendedores serão obrigados a empregar pelo menos um funcionário em tempo integral.

Essa categoria de visto de residência tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos. De acordo com a agência, havia mais de 41 mil estrangeiros morando no Japão sob o status de empreendedor no final do ano passado, mais que o dobro do número registrado dez anos antes.

Alguns especialistas, no entanto, dizem que a obtenção desse visto é fácil demais em comparação a exemplos semelhantes em outros países. Há casos de estrangeiros que receberam a permissão de residência de forma fraudulenta, usando empresas de fachada.

A agência planeja solicitar a opinião do público sobre a proposta e revisar uma portaria ministerial relacionada à questão ainda este ano. 
com nhk
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio