Festival Inclusão em Cena: Uninter e IBGPEX reforçam compromisso com a educação e empregabilidade das pessoas com deficiência
Nesta sexta-feira (22) o destaque será o mutirão do emprego com encaminhamento ao mercado de trabalho
21/08/2025 às 19:09
Curitiba, agosto de 2025 – O 4º Festival Inclusão em Cena, que termina amanhã (22/08) no Museu Oscar Niemeyer (MON), consolida-se como um dos mais importantes eventos de diversidade, acessibilidade e transformação social de Curitiba e região. Realizado pelo Coletivo Inclusão, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Governo Federal, o Festival reúne cultura, empregabilidade, tecnologia e diálogo voltados às pessoas com deficiência (PcD) e suas famílias.
A Uninter participa desta edição com ações voltadas à inclusão educacional, destacando o trabalho do SIANEE - Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. O setor atende atualmente aproximadamente 7 mil estudantes em todo o Brasil e também no exterior, oferecendo suporte em Libras, braile, tecnologias assistivas e adaptações pedagógicas personalizadas para cada aluno e adaptado para as suas necessidades. Entre os cursos com maior número de alunos com deficiência estão: Pedagogia, Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Psicanálise, Design Gráfico, Recursos Humanos e Ciências Contábeis.
“A inclusão é parte do DNA da Uninter. O SIANEE garante que nossos estudantes tenham acessibilidade real, com recursos e acompanhamento especializado que permitem igualdade de condições na trajetória acadêmica e o melhor desenvolvimento, aprendizado ao longo do curso”, destaca Leomar Marchesini, coordenadora do SIANEE.
Durante os três dias de Festival, a Uninter está com estandes no Espaço Conviver Inclusivo e no Chão de Vidro, com demonstrações de recursos pedagógicos acessíveis e práticas inclusivas aplicadas nos cursos da instituição.
Nesta sexta-feira (22/08), a programação ganha reforço com a participação do IBGPEX – Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa, no Mutirão da Empregabilidade PcD. A iniciativa será voltada à organização de um banco de currículos, para encaminhamento de pessoas com deficiência às vagas disponíveis no mercado.
“Nosso compromisso vai além da sala de aula. A educação é a porta de entrada, mas queremos também colaborar para que pessoas com deficiência encontrem oportunidades de desenvolvimento profissional e pleno exercício da cidadania”, afirma Marchesini.

Serviço
4º Festival Inclusão em Cena
22/08 último dia
Museu Oscar Niemeyer (MON), Curitiba – PR
Das 10h às 16h, o Mutirão da Empregabilidade 
Programação completa das 9h às 18h (consulte horários no link)
Entrada gratuita
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio