Golpe na venda de imóveis: como uma simples consulta on-line pode salvar seu patrimônio
21/08/2025 às 18:30
De acordo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, o país registrou 1,9 milhão de casos de estelionato nos últimos cinco anos, sendo 200 mil praticados por meios digitais. No Paraná, casos recentes chamaram atenção: em Ponta Grossa, um imóvel foi vendido para vários compradores diferentes, totalizando uma fraude de mais de R$ 1 milhão; já outro golpista foi indiciado por enganar 19 vítimas usando falsificação de documentos e contratos simulados.
A boa notícia é que existe uma forma simples e rápida de evitar cair nesse tipo de fraude: consultar previamente o Registro de Imóveis. “Uma pesquisa na matrícula do imóvel revela quem é o verdadeiro proprietário e se há pendências jurídicas, como dívidas, penhoras ou indisponibilidades. Isso pode ser feito pela internet em minutos, via RI Digital, sem precisar ir até o cartório”, explica Luis Flávio Fidelis Gonçalves, presidente do Registro de Imóveis do Brasil – Seção Paraná (RIB-PR).
Antes de fechar qualquer negócio, o comprador deve seguir alguns passos básicos de segurança, como efetuar pagamentos apenas em canais seguros, evitando transferências diretas sem garantias e desconfiar de preços muito abaixo do valor de mercado.
Formas muito comuns de venda de imóveis no Brasil são os contratos de gaveta e acordos verbais. “Eles não garantem a propriedade e são um convite a problemas futuros”, reforça José Eduardo Dresch Fogliatto de Moraes, diretor de Tecnologia do RIB-PR e oficial do Registro de Imóveis de Pinhais.
A tecnologia como aliada
O comprador também tem outros meios de confirmar a legalidade da venda, usando como base os cartórios de Registro de Imóveis. Hoje, é possível consultar a matrícula atualizada do imóvel de forma on-line, assim você confirma se o vendedor é o legítimo proprietário, pode pedir certidões atualizadas e verificar se existem ônus ou restrições.
Com a integração de todos os cartórios de Registro de Imóveis do Paraná à plataforma RI Digital, é possível realizar consultas, pedir certidões e acompanhar alterações na matrícula de qualquer imóvel do país de forma totalmente on-line. Isso facilita a vida de quem compra e vende e aumenta a segurança contra golpes.
Para Fernando Matsuzawa, vice-presidente do RIB-PR e oficial do 1º Registro de Imóveis de Maringá, a tecnologia democratiza o acesso à informação e ajuda a proteger o patrimônio da população. “Estamos falando de uma ferramenta acessível, que qualquer pessoa pode usar, mesmo sem experiência técnica. Uma simples consulta pode evitar prejuízos de centenas de milhares de reais e a frustração de ver um sonho virar pesadelo”, afirma.
Os registradores reforçam que a prevenção é a chave. “Não existe negócio seguro sem a devida checagem no Registro de Imóveis. É rápido, barato e dá tranquilidade para seguir com a compra”, conclui Luis Flávio Fidelis.

Para mais informações e para realizar consultas, acesse ridigital.org.br.
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio