
Minas não é só cachaça das boas, deu também de produzir vinhos “dos bão, sô”. E, demonstrando essa qualidade e pujança, acontece, de 28 a 31 de agosto, no Palácio da Liberdade, o Uai Wine – Festival de Inverno dos Vinhos Mineiros. Com entrada gratuita, a feira visa ser plataforma de valorização da vitivinicultura mineira com programa de capacitação técnica, degustações, gastronomia, música e experiências culturais.
As vinícolas participantes, representando diversas regiões mineiras e a pluralidade do seu terroir, são: de Fortaleza de Minas: Quinta dos Camargo. De Santana dos Montes: Vinícola dos Montes. De Diamantina: Vinícola Andrade. De Barbacena: Alma Mineira Vinícola. De Andradas, tradicional polo vitivinícola do estado: Stella Valentino. Da Serra da Mantiqueira: a Fazenda Pousada Serra que Chora-Amantikir e a Vinhos Casa Rodrigo.

“A expectativa é reunir cerca de vinte mil pessoas nos quatro dias de evento, reforçando Belo Horizonte como referência no setor”, diz Bosco Ladeira, idealizador e realizador do Uai Wine, apresentado nessa quarta, 20 de agosto, ao lado de autoridades e apoiadores, no encerramento do Travel Next, evento turístico realizado no Expominas.
O festival ocupará tanto as áreas externas, com feira e shows, quanto os ambientes internos do Palácio da Liberdade, antiga sede do governo estadual, um dos marcos arquitetônicos e simbólicos de BH. E a escolha desse cenário, diz Ladeira, “é uma forma de unir tradição e inovação. É ali que a história política de Minas encontra o futuro do nosso vinho”.
Além das vinícolas, o festival será vitrine também para a Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira, a Associação Mineira dos Produtores de Queijo Artesanal e o Empório dos Vales, de São Domingos do Prata.
Programação
Durante o dia, na quinta e na sexta-feira (28 e 29 de agosto), produtores, pesquisadores, sommeliers, agentes de turismo e profissionais do setor terão palestras, painéis, além de rodada de negócios promovida pelo Sebrae. Entre os temas estão: "História dos Vinhos Mineiros" (Epamig), "Vinho Mineiro: Sabor, Identidade e Território" (Seapa/Senac/Epamig), "Enoturismo em Minas" (Secult/Emater), "Indicação de Procedência: Case de Sucesso" (Anprovin), "Panorama Uva e Vinho" (UVA-MG), "Vinho como Alimento" (SindVinho), "Experiência do Vinho em Portugal" (Secult).
À noite, o público em geral contará com a feira, experiências gastronômicas e atrações musicais nos jardins do Palácio da Liberdade. No sábado e domingo (30 e 31): atividades culturais, feira de produtores, música ao ar livre e o Espaço Cozinha Show.
No Espaço Cozinha Show, sábado, Carla Laudares apresenta suas peras escalfadas ao vinho tinto com chantilly e farofinha de especiarias (13h), seguida por Danilo Simões com arroz de suã ao vinho tinto e banana da terra (16h) e Márcia Nunes, do restaurante Dona Lucinha, com um prato surpresa (19h).
No domingo, Giovana Beliene prepara enroladinho suíno ao molho de vinho com polenta cremosa (13h), Lu Barreto traz carne desfiada com purê de mandioca (15h), Bárbara Ferrarezi apresenta a "Panela da Vovó" – carne de panela ao molho de vinho com legumes (17h), e Marlon Sérgio encerra com lombo suíno ao molho de vinho e chocolate (19h).
Com curadoria da Abrasel MG, restaurantes exibem pratos elaborados com vinho. Do Ricardo Hamdan Cozinha Árabe, pernil de cordeiro argentino marinado em vinho tinto, servido com pão árabe e hommus artesanal. O The Bulltique Vino Bar traz pera ao vinho e boeuf bourguignon ao vinho. Da Pastelaria Fujiyama, pastel de carne ao vinho. E o Asia Emporium apresenta oniguiri com carne de porco ao vinho ou salmão fresco ou grelhado com cream cheese.
Shows

Dia 28, quinta-feira: trompetista João Vianna nos jardins do Palácio. Sexta-feira (29): Charanga Pop realiza faz cortejo e, na sequência, se apresenta o Cláudio Campos Trio. Sábado (30): Clayton Homem Trio e, à noite, Gabriel Guedes & Convidados fazem um tributo ao Clube da Esquina. Domingo (31): Everton Coroné Trio e Trio Amadeus. Sets das DJs Andreia Around e Fê Lins completam a trilha sonora do festival com brasilidades e afrobeat.
O Festival Uai Wine é uma realização da TV Sim Brasil e da Plataforma Cultural TV Sim, com apresentação da Cemig e do governo de Minas Gerais/Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Apoio institucional da Abrasel e respaldo técnico da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, Circuito Liberdade e do Serviço Social Autônomo. Parceria: Sebrae-MG.
Atenção
As atividades são gratuitas. Para as ações técnicas nos dias 28 e 29, é necessário retirar ingresso antecipado pelo Sympla. Já nos dias 30 e 31, a entrada é livre para todos, sem inscrição prévia.