Vereadora pede à URBS a reativação de diversas linhas de ônibus desativadas na época da pandemia
21/08/2025 às 05:00
Uma das linhas que a vereadora Laís Leão propõe a reativação é a do Circular Centro, desativada na época da pandemia da Covid-19

Curitiba pode reativar linhas de ônibus que deixaram de operar durante a pandemia de Covid-19. A sugestão à Prefeitura foi feita pela vereadora Laís Leão (PDT) após vários pedidos da população pela volta do Circular Centro, do Inter-hospitais e das linhas Aeroporto Executivo e Ligeirinho Aeroporto. As Sugestões ao Executivo foram entregues nesta quarta-feira (20) em reunião com o presidente da Urbs, Ogeny Maia Neto, e com o diretor de Mobilidade Urbana, Sérgio Luis de Oliveira. A conversa permitiu avanços nas articulações pela retomada das linhas. A proposta da parlamentar é incluir na nova concessão do transporte coletivo de Curitiba a criação de uma linha específica ligando a região central ao Aeroporto Afonso Pena, na Região Metropolitana.
PREFEITA DE SJP RECEBE TÍTULO DE CIDADÃ BENEMÉRITA
A Câmara Municipal de São José dos Pinhais realiza nesta sexta-feira dia 22 de agosto, a partir das 18h, uma Sessão Solene de Diplomação para a outorga do Título de Cidadã Benemérita à prefeita Nina Singer. A homenagem, proposta pelo presidente da Casa, vereador Professor Wellington Leitão, reconhece os relevantes serviços prestados pela chefe do Executivo ao município. Em 2020, Nina Singer foi a primeira mulher eleita prefeita de São José dos Pinhais, sendo e reeleita para o mandato 2025-28. “Nina sempre esteve comprometida com a participação comunitária e a defesa dos direitos sociais. Desde cedo, buscou se aprofundar nas políticas públicas e programas sociais, motivada pelo desejo de melhorar as condições de vida da população são-joseense. Além de ser a primeira prefeita mulher do município, foi a primeira reeleição em 20 anos”, detalha o vereador proponente.
CURI PARTICIPA DE ATOS EM DEFESA DE RECURSOS PARA ESCOLAS ESPECIALIZADAS
O deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, participou nesta quarta-feira (20) da Caminhada em Defesa das Escolas Especializadas e reforçou o pedido para que o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeite a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7796, que tenta impedir o repasse de recursos públicos para a educação especial no Estado. Atualmente, cerca de 44 mil pessoas com deficiência são atendidas por essas instituições. Curi também esteve presente na audiência pública realizada no plenário da Assembleia, que marcou os 10 anos da lei que instituiu o Estatuto da Pessoa com Deficiência no Paraná. O evento também tratou dos impasses da ADI em análise no Supremo, proposta pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down e que questiona as leis paranaenses que criaram o programa de apoio às escolas de educação especial.
ENCAMINHAMENTOS DA AUDIÊNCIA SOBRE TERCEIRIZAÇÃO
A Bancada de Oposição da Assembleia Legislativa do Paraná apresentou, nesta semana, os 17 encaminhamentos resultantes da audiência pública “Terceirização como forma de retirar direitos”, realizada no último dia 11 de agosto. O evento, coordenado pelo líder da Oposição, deputado Arilson Chiorato (PT), reuniu parlamentares, sindicatos, centrais sindicais, especialistas, entidades representativas e o Ministério Público do Trabalho para debater os impactos da terceirização no estado. O evento reuniu parlamentares, representantes sindicais, especialistas e o Ministério Público do Trabalho, além de entidades como a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (FETEC-PR), Central Única dos *Trabalhadores do Paraná (CUT-PR), União Geral dos Trabalhadores do Paraná (UGT-PR), Força Sindical Paraná, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Paraná (CTB-PR), Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (CONTRAF-CUT) e APP-Sindicato. Entre os encaminhamentos apresentados, estão a criação de uma mesa de diálogo com órgãos de fiscalização, como o Ministério Público do Trabalho, o Conselho Estadual do Trabalho e o Tribunal de Contas do Estado; a proposição de medidas legislativas para proteger serviços públicos essenciais e proibir sua terceirização; o apoio a ações judiciais contra contratos considerados ilegais; a criação de um Fórum Paranaense contra a Terceirização; e a realização de campanhas informativas e mobilizações estaduais para conscientizar a população.
VEREADORES QUEREM REVOGAR HOMENAGEM A GILMAR MENDES
A Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) se reuniu com 34 proposições em pauta. Uma das iniciativas, de autoria do vereador Guilherme Kilter (Novo), é a que pretende revogar a Cidadania Honorária de Curitiba ao ministro Gilmar Mendes, título concedido em 2022. Além disso, a proposta declara o magistrado como “persona non grata” em Curitiba e reconhece a capital como “Berço do Combate à Corrupção”. O parecer do vereador Bruno Secco (PMB) destaca “a preservação da identidade cultural de Curitiba e a proteção simbólica da dignidade do povo curitibano”, além de repudiar “manifestações ofensivas à sua reputação institucional”.
ASSEMBLEIA ITINERANTE EM SANTO ANTÔNIO DA PLATINA
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) convocou os moradores de Santo Antônio da Platina e região para a 27ª edição da Assembleia Itinerante que será realizada nesta quinta-feira (21) durante a 53ª Efapi (Feira, Agropecuária e Industrial de Santo Antônio da Platina) no Parque de Exposições Alício Dias dos Reis. "Nesta quarta-feira (20), aniversário de 111 anos de Santo Antônio da Platina, teremos uma série de atividades livres, de graça, principalmente para as crianças", disse. Na sessão itinerante e durante da Efapi, estarão disponíveis à população os atendimentos disponíveis da Defensoria Pública do Estado, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), os serviços e orientações da polícia judiciária e a Carreta da Inovação da Secretaria Estadual de Inovação e Inteligência Artificial. A sessão especial na quinta-feira, a partir das 18h, reunirá as demandas apresentadas por entidades representativas e prestará homenagens a personalidades locais.
DIA DO MONTANHISMO
A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, na terça-feira (19), o projeto de lei 281/2025, que instituiu o Dia do Montanhismo, a ser celebrado no dia 21 de agosto. O projeto é de autoria da deputada Maria Victoria (PP) e do deputado Goura (PDT). O objetivo do projeto é fomentar a conscientização ambiental, o esporte de aventura e a valorização do patrimônio natural do Estado. A data, que passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná, foi escolhida porque coincide com o Dia Nacional do Montanhismo, também comemorado em 21 de agosto.  Foi neste dia, em 1879, que os paranaenses Joaquim Olympio de Miranda, Bento Manoel de Leão e Antônio Mecias conquistaram o Marumbi. Essa conquista, segundo a justificativa do projeto, estabeleceu um novo marco esportivo e cultural no país, consolidando o Paraná como berço do montanhismo brasileiro. O montanhismo, por definição, é uma atividade esportiva que envolve a prática de caminhadas, escaladas e travessias em ambientes naturais, especialmente em áreas de serra e montanha.
DIA DAS CIDADES INTELIGENTES
O Dia das Cidades Inteligentes já é oficial no calendário de Curitiba. A lei que instituiu a data foi aprovada pela Câmara de Vereadores em junho e sancionada pelo prefeito Eduardo Pimentel. Mas a data, no entanto, só será celebrada em 2026, pois foi fixada em março. O intuito da norma é promover ações para destacar o município como referência global de inteligência urbana. A lei municipal 16.534/2025 é de autoria de Nori Seto (PP) e tramitou na Câmara Municipal entre 2023 e 2025. Naquele ano, a capital paranaense foi reconhecida como a “Cidade Mais Inteligente do Mundo” pela World Smart City Awards, em Barcelona, na Espanha. A ideia é que no Dia das Cidades Inteligentes sejam realizados congressos, seminários, exposições, cursos e palestras focados em tecnologia, inovação e sustentabilidade. 
DOAÇÃO DE ALIMENTOS EM GRANDES EVENTOS
Regulamentar a doação de alimentos excedentes em eventos culturais, esportivos e festivos é a finalidade do projeto de lei apresentado na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A matéria tramita desde maio no Legislativo, e ainda aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Em resumo, a ideia é unir “responsabilidade social, sustentabilidade e eficiência na gestão dos recursos alimentares”. A iniciativa foi protocolada de forma conjunta por 8 parlamentares, de diferentes partidos: Bruno Rossi (Agir), Carlise Kwiatkowski (PL), Hernani (Republicanos), Jasson Goulart (Republicanos), João da 5 Irmãos (MDB) Laís Leão (PDT), Meri Martins (Republicanos) e Rafaela Lupion (PSD). O intuito é promover um impacto direto na “qualidade de vida de milhares de curitibanos”, reduzir o desperdício de comida e fortalecer o Banco de Alimentos de Curitiba. De acordo com o projeto, a destinação dos alimentos só poderá ocorrer se os produtos atenderem a requisitos de qualidade, higiene e condições adequadas para consumo humano. Caberá ao Poder Executivo, ou seja, à Prefeitura de Curitiba, regulamentar o procedimento, definindo regras para a autorização prévia e para os processos de seleção, armazenamento e transporte dos excedentes.
 
 
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio