Soluções digitais são aliadas da agricultura familiar contra desafios no campo
Uso de sensores, drones e softwares acessíveis contribui para transformar a produção e ampliar a sustentabilidade das pequenas propriedades rurais
20/08/2025 às 10:21
O Anuário Estatístico da Agricultura Familiar 2024, elaborado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), aponta que a agricultura familiar responde por 67% das ocupações no campo, 23% do valor bruto da produção agropecuária nacional e representa uma das maiores diversidades produtivas do planeta. A agricultura familiar está fortemente concentrada em pequenas propriedades, especialmente abaixo de 50 hectares (ha), sendo que 53% da área está em sítios com menos de 10 ha e 35% entre 10 e 50 ha.
 
Em pequenas propriedades, muitas com menos de 10 hectares, onde o trator ainda é raro, tecnologias digitais surgem como alternativa viável para aumentar a produtividade, otimizar recursos e garantir sustentabilidade no campo. Essa transformação é urgente: segundo o Censo Agropecuário de 2017, apenas 14,5% dos estabelecimentos da agricultura familiar possuem algum tipo de trator. No Nordeste, esse número cai para 2,3%.
 
Tendo em vista a mecanização limitada, o Plano Nova Indústria Brasil, lançado em 2024, traçou uma meta ambiciosa: atingir 70% de mecanização na agricultura familiar até 2033. O plano também aposta na ampliação do mercado de máquinas menores e de custo mais acessível para este público. Mas, segundo especialistas, não basta apenas levar máquinas ao campo — é necessário ensinar a usá-las com inteligência.
 
“O plano só será eficaz se for combinado ao conhecimento sobre tecnologias digitais adaptáveis a diferentes cenários agrícolas. Não adianta ter o equipamento ou o maquinário e não saber operá-lo ou subutilizá-lo, pois acaba virando uma grande despesa imediata sem retorno financeiro efetivo”, destaca Maria Fernanda Lopes de Freitas, professora do curso de Gestão Integrada de Agronegócios, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). 
 
A chave, segundo a professora, está na democratização e descentralização da tecnologia. “Enquanto políticas públicas focam na compra de máquinas, nos concentramos no uso de equipamentos mais acessíveis, como sensores e softwares para otimizar insumos, monitorar pragas e tomar decisões mais precisas. Um único drone, por exemplo, pode monitorar múltiplas propriedades, viabilizando economicamente seu uso coletivo”, destaca Maria Fernanda.
 
A professora frisa que com equipamento adequado e apoio técnico, é possível adaptar ferramentas para aumentar a produtividade e reduzir perdas em qualquer propriedade, inclusive as com baixa mecanização. Segundo ela, pesquisas vêm mostrando que sensores de baixo custo combinados às plataformas de gestão via celular são capazes de reduzir perdas em até 25%, mesmo em propriedades com poucos recursos. 
 
Dia dos Pais 2025: PMEs online do Paraná faturam R$ 18,8 milhões

As vendas no e-commerce durante o período que antecede o Dia dos Pais geraram mais de R$ 18,8 milhões em faturamento para as pequenas e médias empresas online do Paraná, segundo dados da Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina. O número representa um crescimento de 34,5% em relação a 2024, quando os empreendedores digitais movimentaram R$ 14 milhões.

“Apesar de não ser considerada uma das datas mais fortes do varejo, o Dia dos Pais tem conquistado um espaço cada vez mais relevante”, afirma Tiago Winter, diretor de sucesso do cliente da Nuvemshop. “Aqui na Nuvemshop, nosso objetivo é trazer as melhores ferramentas disponíveis no mercado para viabilizar o sucesso de cada um dos empreendedores. Por isso, no começo do ano, anunciamos o D2C Summit, um evento que será realizado nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, com o intuito de abrir portas e elevar o mercado direto ao consumidor no e-commerce, principalmente em datas sazonais como essa”, completa.

Ao todo, foram realizados cerca de 63 mil pedidos no período, um crescimento de 17% em relação ao ano anterior. Os segmentos com maior faturamento foram Moda (R$ 5,1 milhões), acessórios (R$ 2,1 milhões) e Saúde & Beleza (R$ 1,6 milhão).

Já em relação às formas de pagamento, o Pix segue como o método preferido dos consumidores, representando 48,5% do total de pedidos, acompanhado pelo cartão de crédito, com 46,2%. Para a análise foram consideradas as vendas realizadas nas três semanas que antecedem o Dia dos Pais 2025 pela base de lojistas paranaenses da Nuvemshop.

Startup usa tecnologia para conectar PCDs e empresas

O Brasil tem aproximadamente 18,6 milhões de pessoas com deficiência (PCDs), segundo o Censo Demográfico de 2022, realizado pelo IBGE. Desse total, apenas 26,6% tem alguma ocupação profissional, enquanto o índice do restante da população que atua no mercado de trabalho é de 60,7%.
 
Para reduzir essa diferença, a startup Conectando Oportunidades vai interligar as PCDs que desejam trabalhar às empresas que pretendem contratá-las, mas que sentem algum tipo de dificuldade neste momento; seja pela falta de dados, acesso a currículos ou desconhecimento sobre inclusão.
 
“A ideia une propósito, tecnologia, impacto social e traz uma nova forma de aproximar esses públicos. O serviço é inédito no Brasil. Ao longo da carreira, observei essa barreira de ambos os lados e surgiu a vontade de ajudar”, explica a idealizadora e gerente de Pessoas do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR), Renata Giovanini.
 
Em fase de prototipação – quando são realizados testes para validar ideias e economizar recursos antes do desenvolvimento final – a plataforma vai permitir identificar as características, necessidades e interesses de cada lado e facilitar a conexão entre eles.
 
“É uma espécie de Tinder dos PCDs. O ‘match’ vai acontecer quando as PCDs cadastrarem seus currículos, anexarem seus laudos médicos, documentação e mencionarem suas preferências de trabalho. Já as empresas poderão acessar essas informações, customizar filtros de busca e ver quais candidatos estão aptos às vagas disponíveis, destaca Renata.
 
Para o primeiro ano de operação, a meta da startup é ambiciosa: conectar pelo menos 500 PCDs a 50 empresas, gerando dados reais sobre empregabilidade, retenção e inclusão. A proposta é um sistema mobile 100% (Android e iOS), com acessibilidade para todas as deficiências. Futuras parcerias com agências de trabalho, órgãos governamentais, módulos com treinamentos e conteúdos gratuitos já estão no radar.
 
Faturamento da Simpress no Paraná cresce 17%

Simpress — empresa pioneira e líder em outsourcing (venda, locação e gestão) de equipamentos de TI (como notebooks, smartphones e impressoras) e líder do setor no país — registrou crescimento de 17% em seu faturamento no Paraná no primeiro semestre de 2025, comparado ao mesmo período do ano anterior. O resultado supera a média nacional da companhia, que avançou 12% em seu core business no mesmo intervalo.

O desempenho paranaense foi impulsionado principalmente pelo pilar Automação (impressoras térmicas e coletores de dados), que apresentou expressivo aumento de 45%, consolidando-se como o principal motor de expansão da empresa no estado. O segmento Mobile (smartphones e tablets) também obteve resultado robusto, com crescimento de 22%, enquanto o pilar PC (notebooks e desktops) avançou 19%, refletindo o início da nova onda de adoção do modelo PCaaS (PC as a Service) prevista para intensificação no segundo semestre.

No estado, a Simpress atende clientes do setor público como Prefeitura de Araucária e Tribunal da Justiça do Paraná, além de empresas no segmento privado como Grupo Barigui, Cooperativa Castrolanda, BBM Logística e Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada (IPMMI). A região se beneficia da presença do hub logístico em Curitiba, que potencializa o atendimento com maior agilidade e eficiência.

“O desempenho no Paraná demonstra a consolidação da nossa estratégia de diversificação, com resultados expressivos em todos os pilares de negócio”, afirma Fernando Danesi, diretor comercial da Simpress. “Estamos colhendo os frutos dos investimentos realizados no estado, especialmente na infraestrutura logística que nos permite oferecer SLAs e atendimento diferenciados aos clientes.”
 
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