Catálogo 160 Anos da Arte Paranaense reúne os principais artistas da história das artes visuais do estado
Jornalista pioneira da área cultural, colecionadora e avaliadora de obras de arte credenciada no Paraná, Nery Baptista acaba de lançar seu livro
160 Anos da Arte Paranaense que apresenta os principais nomes da história da arte do estado.
A publicação reúne 348 artistas — metade deles mulheres — que desenvolveram pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, colagens e outras técnicas, contribuindo para a construção da identidade artística paranaense. Suas obras refletem a natureza local, o povo, os costumes e estilos diversos, absorvidos e reinterpretados ao longo do tempo.
Parte desses artistas nasceu fora do Paraná, mas escolheu o estado como lar e inspiração para suas criações. “A grosso modo, a característica da arte paranaense evoca a paisagem com pinheiros, tema que talvez seja eterno. Entretanto, esses artistas identificados provam que, no Paraná, desde seus primórdios, a arte surgiu, cresceu e continuou não só bastante eclética, mas universal, acompanhando tendências globais em suas épocas”, destaca Nery.
O livro está disponível em formato digital e pode ser adquirido pela plataforma Amazon.
Serviço
Livro: 160 Anos da Arte Paranaense
Autora: Nery Baptista
Edição: 2ª edição
Disponível em: Amazon (formato digital)
https://acesse.one/160-anos-de-Arte-Paranaense
Sobre Nery Baptista
Jornalista, colecionadora e avaliadora de obras de arte credenciada no Paraná, Nery Baptista iniciou sua carreira no jornal
O Diário do Paraná, onde por 28 anos contribuiu para o jornalismo cultural, abrindo espaço para artistas locais e também entrevistando grandes nomes da arte como Mario Vargas Llosa e Chico Buarque. Nery teve sua coluna “Gazeta nas Artes” por 22 anos, no jornal Gazeta do Povo, colocando pela primeira vez, as artes plásticas em um espaço exclusivo num jornal de grande circulação.