Residências e indústrias aumentam o uso de energias renováveis no país
19/08/2025 às 10:04
O acesso às fontes de energias alternativas será discutido na Smart Energy 2025

A indústria e as residências brasileiras têm incorporado cada vez mais energias limpas no dia a dia, aponta o Balanço Energético Nacional (BEN) 2025, elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O levantamento, referente a 2024, foi divulgado em 11 de agosto pelo Ministério de Minas e Energia. 
Segundo o estudo, a indústria utiliza 64,4% de fontes renováveis – como energia hidrelétrica e solar – enquanto os lares brasileiros superam esse índice, chegando a 71,8%. O BEN 2025 revelou ainda que, de toda a energia solar térmica produzida no país, 79,6% é consumida pelas residências, 17,4% pelo comércio e 3,1% pela indústria. 
O avanço demonstrado pelo levantamento acompanha as discussões crescentes da sociedade sobre o tema, como as que ocorrerão nos dias 10 e 11 de setembro, em Curitiba, no Campus da Indústria da Fiep, durante a Smart Energy 2025 – Conferência Internacional de Energias Inteligentes.
Para a diretora-superintendente da Rede Paraná Tecnologia e Metrologia Iramar Severiano, o resultado do BEN 2025 indica o avanço do Brasil na adoção de uma matriz energética mais limpa e sustentável e também o interesse da sociedade em utilizar mais fontes alternativas de energia. “Quando as pessoas têm acesso a informações sobre matrizes energéticas mais limpas, renováveis e sustentáveis, passam a se conscientizar sobre a necessidade de mudanças para o bem comum”, afirma a diretora-superintendente. 
O diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais do Tecpar, Celso Kloss, ressalta que o desafio também envolve tornar as energias limpas mais acessíveis, já que os derivados de petróleo ainda têm preços mais baixos e, por isso, continuam sendo muito atrativos.
“Quando esses preços estão muito baixos, a sociedade tende a aumentar o consumo pela tradição de utilizá-los, sem compromisso com a redução das emissões de carbono. Portanto, o desafio consiste, primeiro, em disseminar informações sobre as diversas tecnologias, na sequência, torná-las mais acessíveis, mais baratas, e conscientizar a sociedade sobre a importância de utilizar fontes sustentáveis. Elas são benéficas tanto para o planeta quanto para o cidadão de forma geral”, reforça Kloss.
A Smart Energy 2025 – Conferência Internacional de Energias Inteligentes é promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), pelo Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná), com organização e realização da Rede Paraná Tecnologia e Metrologia. “O evento trará uma atualização de todo o espectro de temas relacionados à energia. A variedade de possibilidades de aplicação e uso da energia no dia a dia da sociedade são os componentes que norteiam o conselho temático de energia da Fiep. Sempre acreditamos no sucesso desta conferência, oferecendo nosso apoio irrestrito”, diz Rui Londero Benetti, coordenador do Conselho Temático de Energia da Fiep.
O evento conta com o patrocínio de BRDE, BREE, Eletron Energia, IMS Power Quality, Novo Serviços de Engenharia, Potencializee (Programa, Investimentos, Transformadores de Eficiência Energética na Indústria), Sanepar e Zagonel Tecnologia Eficiente.
Durante os dois dias de conferência, os participantes terão acesso ao Fórum Eficiência Energética (realizado concomitantemente), além de painéis, palestras e oportunidades de networking com os principais atores do mercado. As inscrições estão abertas e, até o dia 31 de agosto, o custo é de R$ 360,00. Mais informações pelo smartenergy.org.br.
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio