Instituto de Identificação do Paraná passa a atender no CAC da Prefeitura de Campo Largo
18/08/2025 às 16:35
O Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública, informa que o Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) – Posto 53, passará a atender no local situado na entrada da sede administrativa da Prefeitura de Campo Largo, a partir de 01 de setembro de 2025. Até lá, o Instituto seguirá em atendimento normal nesta semana, até dia 22 de agosto. A partir do dia 25 deste mês será suspenso o atendimento presencial para realização da mudança da sede do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) para o CAC.
Neste período ficará disponível o atendimento telefônico para informações e retiradas nos números (41) 3291-5139 (Instituto de Identificação) e (41) 3291-5000 (CAC). O novo local terá atendimento também de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e essa mudança tem como objetivo oferecer mais conforto, acessibilidade e praticidade à população do município que precisa solicitar a Carteira de Identidade Nacional (CIN). Este documento utiliza o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação nacional e substituiu o Registro Geral (RG), de acordo com o Decreto Federal nº 10.977/22.

Pré-seletiva do Ballet Bolshoi reúne 21 crianças de Paranaguá
A Escola de Teatro do Ballet Bolshoi realizou, nesta quinta-feira (14), a pré-seletiva com meninos e meninas da rede municipal de educação de Paranaguá nascidos entre 2014 e 2016. A avaliação aconteceu na Estação Ferroviária. Ao todo, 21 crianças participaram da etapa, que é promovida pela Cattalini Terminais Marítimos, em parceria com o Ballet Bolshoi e apoio da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi).
Segundo Adrieli Carolini Baumer, analista de produções e eventos do Ballet Bolshoi, esta é a terceira pré-seletiva realizada no município para crianças entre 9 e 11 anos. “Esta é a primeira fase que antecede a seleção nacional, que será realizada em Joinville nos dias 24 e 25 de outubro”, explicou.

Formação de merendeiras reforça boas práticas, valoriza servidoras e promove troca de experiências na SMED em Piraquara
Na última segunda-feira, 11 de agosto, a Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), promoveu mais uma turma de formação dos servidores responsáveis pelas cozinhas das instituições de ensino da rede municipal. Realizado no auditório da SMED, na Vila da Cidadania, o evento reuniu dezenas de merendeiras ao longo dos dois períodos, manhã e tarde, e teve como foco a valorização profissional, o fortalecimento das boas práticas de manipulação de alimentos e a promoção da saúde no ambiente de trabalho.
Organizada pelo Departamento de Nutrição Escolar (DNE), a formação é uma iniciativa já consolidada no calendário da Educação municipal e tem como principal objetivo garantir a qualidade e a segurança da alimentação escolar servida aos milhares de estudantes da rede. 

Agentes Comunitários de Saúde e Endemias recebem treinamento em primeiros socorros em Mandirituba
Na quinta-feira, 14 de agosto, Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias de Mandirituba participaram de um curso técnico promovido pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria Municipal de Saúde. A capacitação abordou conceitos básicos de primeiros socorros, técnicas de atendimento em casos de parada cardiorrespiratória e a aplicação correta da Manobra de Heimlich, utilizada para desobstrução das vias aéreas em situações de engasgamento.
Os agentes comunitários desempenham um papel fundamental como elo entre as Unidades Básicas de Saúde e a população, realizando visitas domiciliares, orientando pacientes e acompanhando de perto as necessidades de cada comunidade. Segundo a enfermeira da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Denise Ribeiro de Lima dos Santos, todas as quintas-feiras a equipe participa de treinamentos sobre diferentes temas ligados à saúde, visando a atualização constante dos profissionais. Os encontros são realizados na Unidade de Saúde do Espigão das Antas.

Aliança com equipes de Turismo e Inovação aprimora Emprega Pinhais Juventude
O programa Emprega Pinhais Juventude, lançado neste ano para auxiliar a estreia dos jovens no mercado de trabalho, entra em uma nova etapa. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde) está unindo esforços com diferentes equipes para aprimorar a vivência dos alunos envolvidos. 
Na semana passada, alunos do curso técnico de Administração do Colégio Humberto Castelo Branco participaram de uma ação em caráter piloto, com visita à empresa CPN Tecnologia e à Central da Guarda Municipal de Pinhais (GMP). A experiência foi articulada pelas equipes da Semde, em especial os departamentos de Geração de Emprego e Renda, de Turismo e de Inovação, comandados respectivamente por Luciana Paz, Fabiana Moraes Miguel e Anderson Tanck. Nesta etapa, também houve apoio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Seset).
“No programa os jovens têm acesso ao CIEE para procurar estágio, à Agência do  Trabalhador, aprendem a fazer um currículo, participar de uma entrevista, entre outros passos importantes. Com as equipes de Turismo e Inovação, a gente consegue fazer essa conexão com as empresas e fazer a visita, para que os estudantes possam ter essas novas oportunidades”, afirmou Luciana. 

Cursos gratuitos de Braille e Soroban são oferecidos em São José dos Pinhais; inscrições até 17 de setembro
A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Educação (Semed), está com inscrições abertas até o dia 17 de setembro para os cursos gratuitos de Braille e Soroban, voltados à inclusão e ao fortalecimento da autonomia de pessoas com deficiência visual.
Os interessados devem preencher o formulário específico de acordo com o curso: Braille ou Soroban.
As aulas terão início em 22 de setembro e seguem até 24 de novembro, sempre às segundas-feiras, das 18h às 20h, no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Anne Sullivan (CEMAEE), localizado na Rua Passos de Oliveira, nº 999 – Centro. Ao todo, serão 10 encontros presenciais, complementados por atividades extras.
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio