EUA e Coreia do Sul iniciam exercícios militares conjuntos
18/08/2025 às 07:08
Os Estados Unidos e a Coreia do Sul iniciaram seu exercício militar conjunto regular com o objetivo de se preparar para uma contingência na península coreana.

O exercício anual Ulchi Freedom Shield começou na Coreia do Sul na segunda-feira e vai até 28 de agosto. É o primeiro exercício militar conjunto desde que o presidente Lee Jae-myung assumiu o cargo em junho.

O lado sul-coreano diz que os exercícios estão sendo conduzidos na mesma escala de sempre. Afirmam que as duas forças visam fortalecer a preparação para ataques nucleares, de mísseis, drones e outros tipos de ameaças, à medida que a Coreia do Norte aprofunda laços militares com a Rússia.

Cerca de metade dos aproximadamente 40 exercícios de treinamento de campo foram adiados para o próximo mês. Autoridades militares sul-coreanas dizem que a decisão ocorreu após uma avaliação abrangente do calor extremo, a necessidade de manter a prontidão de defesa e outros fatores.

Vários veículos de comunicação sul-coreanos informaram que o adiamento pode refletir consideração pela Coreia do Norte, já que o governo Lee busca retomar o diálogo.

Kim Yo Jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong Un e alta funcionária do Partido dos Trabalhadores, mencionou o adiamento em um comunicado na semana passada. Ela disse que Pyongyang não tem interesse em dialogar com Seul.

A Coreia do Norte se opõe fortemente aos exercícios conjuntos e enfatizou que não hesitará em tomar contramedidas.
com nhk
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio