Logistique 2025: curitibana Matrixcargo apresenta aplicações práticas de IA no gerenciamento de fretes
Com suas soluções proprietárias, empresa foi capaz de reduzir de 8 horas para 25 minutos o tempo de planejamento de fretes, trazendo ganhos operacionais e econômicos
16/08/2025 às 02:51
Pela primeira vez, a Matrixcargo marcou presença na Logistique 2025, um dos mais importantes eventos de logística, transporte e comércio exterior do Brasil, realizado entre 12 e 14 de agosto, no Expocentro, em Balneário Camboriú (SC). A empresa curitibana esteve na área de inovação, com um totem interativo para apresentar suas soluções proprietárias baseadas em inteligência artificial durante os três dias da feira.

Fundada em 2019, a empresa é especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas para o transporte de cargas e a gestão logística. Ao atuar como um operador logístico digital com o uso de IA, a Matrixcargo disponibiliza uma plataforma com diversos módulos com foco na otimização dos processos, passando desde o planejamento, execução e gestão até a comprovação e o pagamento das viagens. O ecossistema criado promove a sinergia entre todos os elos da cadeia de distribuição, conectando embarcadores, transportadoras e motoristas.
Entre as inovações, os visitantes puderam conhecer de perto a solução de roteirização dinâmica, que consiste em uma ferramenta que otimiza a definição de rotas de transporte em tempo real, considerando variáveis como tráfego, restrições operacionais e prazos de entrega, com o objetivo de reduzir custos e aumentar a eficiência logística. Também foi apresentada a torre de controle com insights preditivos de risco de atraso, que utiliza algoritmos de IA para identificar, antecipadamente, potenciais problemas na cadeia de transporte, permitindo ações corretivas rápidas e assertivas.
Segundo Gustavo Marques, Head de Vendas da Matrixcargo, o uso de tecnologias de automação e otimização é cada vez mais estratégico para o setor logístico: “Em um cenário de margens cada vez mais estreitas e alta competitividade, ferramentas capazes de reduzir quilômetros rodados, otimizar prazos e antecipar riscos representam ganhos diretos em produtividade e redução de custos”, ressalta. “Nossas soluções se destacam por serem desenvolvidas com algoritmos próprios, ajustados à realidade operacional brasileira, oferecendo resultados mais precisos e adaptados às complexidades locais e de cada negócio”, completa.
Em um dos cases de sucesso de aplicação da solução de roteirização dinâmica, a Cargolift, uma das maiores transportadoras do país, registrou um ganho expressivo de produtividade, reduzindo o tempo de planejamento logístico, que antes levava 8 horas, para 25 minutos - uma redução de cerca de 95%. Houve também uma diminuição de 4% no que tange aos custos operacionais.
“Além de ser uma oportunidade de networking qualificado e de realizar parcerias estratégicas, nossa participação na feira representa uma oportunidade estratégica para demonstrarmos como a inteligência artificial pode transformar o gerenciamento de fretes, trazendo ganhos concretos. Queremos ressaltar que tecnologia e inovação podem e devem estar ao alcance de toda a cadeia logística”, finaliza.
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio