
O projeto Oficinas Música Carmina Burana realiza neste mês suas últimas apresentações em Curitiba (PR), com sessões no Colégio Estadual Paulo Leminski, dia 19, e no Colégio Estadual Iara Bergmann, no dia 20. A iniciativa proporciona aos estudantes da rede pública de ensino uma vivência imersiva no universo da música medieval, inspirada na obra Carmina Burana, de Carl Orff, unindo cultura, história e conscientização sobre a saúde.
As oficinas são conduzidas pelo grupo Mandala Folk, formado por músicos e professores especializados, e apresentam instrumento de época, ritmos e a história da música do século XIII de forma lúdica e educativa. As atividades fazem parte de uma série de 40 oficinas gratuitas promovidas em escolas públicas da capital paranaense com o objetivo de apresentar aos estudantes o universo da história da música medieval, seus instrumentos e ritmos.
Até o momento, o projeto já alcançou mais de 1 mil alunos em mais de 30 oficinas realizadas na cidade. Além de ampliar o acesso à cultura, a iniciativa também busca conscientizar os jovens sobre a importância da prevenção de doenças renais durante as apresentações.
Idealizado pela Fundação Pró-Renal, o projeto conta com o apoio da Lei Rouanet e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio das empresas Fertipar, Cimento Itambé e Vidrolar. Mais informações, em www.instagram.com/oficinacarminaburana.
Confira a agenda:
19 de agosto (terça-feira)
Colégio Estadual Paulo Leminski
Endereço: Av. Cel. Augusto de A. Garret, 135 – Tarumã
Horários: 08h50 e 09h55 | 14h00 e 14h50
- 20 de agosto (quarta-feira)
Colégio Estadual Iara Bergmann
Endereço: Rua Reinaldo de Carvalho - bola, 101 – Ganchinho
Horários: 10h10 e 11h10 | 13h30 e 14h30
Sobre a Fundação Pró-Renal
A Fundação Pró-Renal, idealizadora do projeto, é uma instituição sem fins lucrativos que, desde 1984, atua na pesquisa, educação e no cuidado integral de pacientes renais. Fundada pelo nefrologista Dr. Miguel Carlos Riella, a entidade se consolidou como referência no atendimento humanizado e na prevenção de doenças renais. No ano de 2024, a Instituição realizou 5.400 atendimentos médicos e mais de 35 mil atendimentos multiprofissionais, sendo que 70% são pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os pacientes, cerca de 80% idosos, contam com uma equipe especializada composta por médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas, podólogos e assistentes sociais. Esses profissionais oferecem tratamento da doença renal crônica, e suporte ao tratamento de diálise e cuidados pré-transplante. A estrutura da Fundação Pró-Renal inclui um centro cirúrgico para nefrologia intervencionista, um centro de imagem, um laboratório de patologia óssea e ambulatórios médicos de diversas especialidades, como nefrologia, endocrinologia, metabolismo ósseo e odontologia.
Além dos atendimentos, a organização realiza atividades preventivas e educativas sobre os cuidados renais, levando informações gratuitas de qualidade por meio de Feiras de Saúde e Prevenção em praças, instituições sociais, escolas e cidades do interior do estado, por meio de parcerias. Para viabilizar essas ações, a instituição conta com recursos financeiros provenientes de doações da comunidade, captação de recursos via telemarketing, emendas parlamentares, projetos incentivados pelo imposto de renda por meio da Lei Rouanet e do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, contratualização junto ao SUS, campanhas e eventos de arrecadação, além do bazar de produtos seminovos, que comercializa roupas, calçados, móveis e livros. Mais informações podem ser encontradas em www.pro-renal.org.br.