Qual o destino do senador Sergio Moro?
18/08/2025 às 05:00
Analistas políticos divergem sobre o futuro de Sergio Moro para as eleições ao governo do estado

Os analistas políticos têm divergido quando o assunto é o futuro do senador Sergio Moro com vistas às eleições para governador de 2026. O colunista Lauro Jardim, de O Globo, diz que Moro está ficando sem apoio dentro do União Brasil estadual, apesar do apoio do presidente nacional da legenda, Antônio Rueda e que já está em busca de outro partido para disputar a sucessão de Ratinho Júnior. Moro já teria levado um “não” do Podemos, que conta com muitos aliados do deputado estadual Alexandre Curi (PSD). Já o colunista Esmael Morais, do blog do Esmael, diz que Antônio Rueda bateu o martelo e garantiu todo o apoio do União Brasil para que Sergio Moro seja o candidato ao governo do Paraná. Mas o senador sabe que muitos deputados não o apoiarão nas eleições estaduais, caso, por exemplo, de Ney Leprevost. A hipótese de uma aproximação entre Moro e Ratinho Jr. parece cada vez mais distante.
OBRAS DO NOVO BRT LESTE-OESTE NA REGIÃO DA CÂMARA
A área em torno da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e da praça Eufrásio Correia vai passar por um grande processo de reurbanização nos próximos meses. As obras de melhorias no novo BRT Leste-Oeste nesta região central estão marcadas para começar em novembro de 2025, com duração prevista de 18 meses. Durante esse período, os objetivos serão implementar condições viárias para uma linha direta de ônibus biarticulado, duplicar a capacidade das estações-tubo em frente ao shopping Estação e garantir maior conforto e acesso à praça. Funcionários da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) apresentaram as mudanças para a Presidência da CMC e responsáveis por empreendimentos ao redor da praça na última semana. “Essa nova etapa de obras do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável prevê uma remodelação da praça Eufrásio Correia e do entorno da Câmara Municipal de Curitiba. O resultado será oferecer mais conforto para o usuário do transporte coletivo, com o ônibus chegando mais rápido em estações ampliadas e climatizadas”, resumiu o presidente da CMC, vereador Tico Kuzma (PSD).
ASSEMBLEIA ITINERANTE EM SANTO ANTÔNIO DA PLATINA
A Assembleia Legislativa do Paraná promove na próxima quinta-feira (21), a 27ª edição da Assembleia Itinerante, programa de interiorização da Casa. A sessão especial está marcada para as 18 horas, durante a 53ª Efapi Expo, em Santo Antônio da Platina, que recebe o evento pela segunda vez. Entre os atendimentos disponíveis à população, estarão novamente presentes a Defensoria Pública do Estado e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O primeiro-secretário da Casa, deputado Gugu Bueno (PSD), ressaltou a importância da presença de serviços públicos no evento. “Mais do que debater leis, estamos oportunizando que a população resolva questões jurídicas e eleitorais sem precisar se deslocar grandes distâncias. É um serviço direto à comunidade, que demonstra nossa preocupação em ajudar e resolver problemas”, disse.
DADOS DA INFRAESTRUTURA ESCOLAR
A criação de um sistema inédito para organizar e divulgar as condições de infraestrutura das escolas municipais de forma transparente ganhou o aval da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara Municipal de Curitiba. Dessa forma, o projeto de lei de autoria do vereador Rodrigo Marcial (Novo) passa agora à análise da Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer. De acordo com Rodrigo Marcial, a ferramenta ajudaria a identificar, organizar e priorizar demandas como reformas, ampliações e manutenções em prédios escolares, creches e outros espaços educativos, otimizando a aplicação dos recursos públicos. “As informações tendem a ser descentralizadas, registradas em formatos diversos e, por vezes, não padronizadas. Isso dificulta a obtenção de uma visão completa, atualizada e priorizada das demandas existentes em toda a rede”, afirma o vereador.
ATIVIDADES DA SEMANA NA ASSEMBLEIA
A Assembleia Legislativa do Paraná terá, na próxima semana, uma programação intensa marcada por eventos voltados às pessoas com deficiência (PCD) e homenagens a comunidades terapêuticas. As atividades incluem ainda reuniões de comissões, grupos temáticos e sessões plenárias. A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla será marcada por uma série de ações promovidas pelo deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), com exposição artística, debates, homenagens e caminhada. A programação começa nesta segunda-feira (18), às 9h, com a abertura da exposição Arte e Inclusão, no Espaço Cultural da Assembleia. Na terça-feira (19), o Grande Expediente será dedicado pelo parlamentar a homenagear personalidades que convivem com deficiências ou atuam em defesa dos direitos das PCD. Na quarta-feira (20), às 8h30, será realizada a caminhada contra a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7796, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), com concentração na Praça Tiradentes e destino à Assembleia. Logo em seguida, às 10h, ocorrerá, no Plenário, a audiência pública 10 Anos do Estatuto da Pessoa com Deficiência e os impasses da ADI 7796.
AGENTES DE TRÂNSITO COM CÂMERAS CORPORAIS
O uso de câmeras corporais pelos agentes de trânsito pode se tornar obrigatório em Curitiba, é o que propõe um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A proposta, de João Bettega (União), tem como objetivo fortalecer a transparência, a segurança jurídica, bem como proteger os direitos dos cidadãos e dos servidores públicos envolvidos. A proposta estabelece que os agentes deverão utilizar câmeras durante suas atividades de fiscalização e atendimento ao público. Os dispositivos deverão ser portáteis, acoplados aos uniformes dos agentes, capazes de gravar áudios e vídeos em tempo real. As gravações poderão ser utilizadas para instruir processos administrativos, judiciais ou disciplinares; resguardar os direitos dos agentes e dos cidadãos envolvidos nas ocorrências; e prevenir e apurar eventuais excessos, abusos ou falsas acusações.
SUBSTITUIÇÃO DOS CABOS AÉREOS POR CABEAMENTO SUBTERRÂNEO
O deputado Ney Leprevost, presidente da Comissão de Obras, Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa, protocolou projeto de lei que determina a substituição gradativa das redes aéreas de energia elétrica, telefonia, internet e serviços congêneres por cabeamento subterrâneo no Paraná. A proposta estabelece que concessionárias de energia e operadoras de telecomunicações sejam responsáveis pela execução das obras, arcando integralmente com os custos da modernização, sem repassar despesas aos consumidores. O texto do projeto fixa prazos para a apresentação de um plano de transição em até um ano, início das obras em até dois anos e conclusão total no prazo máximo de seis anos. Segundo o parlamentar, a medida pretende modernizar a infraestrutura urbana, melhorar a paisagem das cidades, reduzir riscos de acidentes com a fiação exposta e aumentar a confiabilidade dos serviços, especialmente em períodos de intempéries.
OUTUBRO ROSA PET
O plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) decide, na sessão desta segunda-feira (18), sobre a criação do Outubro Rosa Pet, campanha de conscientização ao câncer de mama animal. Na pauta para a votação em primeiro turno, o projeto de lei propõe a realização de uma série de ações educativas e de promoção da saúde animal. A iniciativa é da vereadora Andressa Bianchessi (União). “Assim como os seres humanos, os animais também podem desenvolver câncer de mama. Essa doença é mais comum em cães e gatos não castrados e pode ocorrer em qualquer idade, embora seja mais frequente em animais mais velhos”, alerta Bianchessi. “A detecção precoce do câncer de mama em animais pode aumentar as chances de sucesso do tratamento e a sobrevida do animal. Por isso, é fundamental que os tutores observem regularmente as mamas de seus animais e levem-nos ao veterinário caso percebam alterações”, acrescenta.
CAMPANHA AGOSTO LILÁS
Agosto marca, em todo o país, a campanha Agosto Lilás, dedicada à conscientização e ao combate à violência contra a mulher. Apenas no primeiro semestre de 2025, mais de meio milhão de novos processos foram abertos no Brasil — o que equivale a dois casos por minuto, segundo levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Para a deputada e cantora Mara Lima (Republicanos), os números são alarmantes, mas também mostram que as mulheres estão ganhando coragem para denunciar. “Cada número representa uma mulher que foi agredida ou ameaçada, mas que também teve coragem de denunciar seu agressor. Não podemos tratar a violência como um problema distante; ela pode estar acontecendo ao lado da nossa casa, na nossa rua ou dentro da nossa própria família”, afirma. No Paraná, Mara Lima é autora da Lei nº 21.629/2023, que instituiu a Campanha Estadual de Combate à Violência Doméstica, Familiar e Sexual contra a Mulher. A parlamentar também apresentou o Projeto de Lei nº 539/2025, que inclui o Banco Vermelho como ação permanente de combate ao feminicídio no Estado.
 
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio