MENUx
O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Johann Wadephul, visitará o Japão, por três dias na semana que vem, para conversar com seu homólogo japonês, Iwaya Takeshi, e visitar a Expo Mundial de Osaka.
A chancelaria da Alemanha anunciou sua viagem na quarta-feira. Esta será sua primeira visita ao Japão desde que assumiu o cargo, e o país é o seu primeiro destino na Ásia.
Um porta-voz do ministério disse que Wadephul chegará a Tóquio na segunda-feira, 18 de agosto, e se reunirá com Iwaya para discutir questões estratégicas.
Os ministros deverão falar sobre a situação nas regiões do Indo-Pacífico e do Euro-Atlântico, bem como a segurança econômica com foco em matérias-primas essenciais.
O porta-voz disse que Wadephul viajará para Osaka para visitar a Expo Mundial na terça-feira, antes de partir para a Indonésia, na quarta-feira.
Aparentemente, a viagem do ministro é vista como o primeiro passo da diplomacia asiática do governo do chanceler alemão Friedrich Merz, que foi inaugurado em maio.
Fontes do governo japonês dizem que Wadephul deverá buscar uma cooperação mais profunda no campo da segurança com o Japão, que compartilha valores como a ordem internacional baseada em regras e a democracia.
Ainda segundo as fontes, o ministro das Relações Exteriores da Alemanha espera aprofundar as relações, não apenas bilateralmente, mas também em toda a região, tendo em vista o aumento das atividades marítimas da China e a situação da Coreia do Norte.
Elas acrescentam que os ministros também deverão trocar opiniões sobre a invasão russa na Ucrânia e a situação no Oriente Médio.