
Foto: Divulgação
A franqueadora se destacou pelo padrão de qualidade e atendimento ao franqueado
Se um selo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), referência no mercado de franquias mundial, já reconhece a qualidade da operação e o bom relacionamento com os franqueados, imagine o peso de 13 reconhecimentos. A franqueadora das marcas Spedini e It’s Grill é o destaque da categoria Pleno, em 2025, somando em seu portfólio o décimo terceiro reconhecimento da associação.
Há 30 anos no mercado, a Spedini possui 16 lojas nas praças de alimentação dos principais shoppings do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. “O prêmio é um indicador fundamental para nós. Todos os anos ficamos na expectativa porque ele é uma forma de medirmos não só o nosso impacto no mercado, mas também a satisfação dos nossos franqueados”, explica o CEO da franqueadora, Luiz Lima.
O mercado de franquias segue aquecido para o segundo semestre de 2025. Em levantamento, a ABF destaca o crescimento de 6,2% no setor de alimentação — food service. A administradora e COO da franqueadora Spedini, Juliana Titon, garante que o mercado de franquias é um dos mais seguros e rentáveis negócios para se empreender. “Nosso maior foco é a relação de suporte e parceria com nossos franqueados. Nos preocupamos em manter um padrão de qualidade em toda a cadeia, trabalhamos com fornecedores locais e marcas homologadas, investimos nos nossos colaboradores da rede e mantemos um contato próximo com os franqueados e seus gestores. Assim podemos garantir que todo o processo, desde a produção até o atendimento e entrega dos pratos, represente o melhor do padrão Spedini e It’s Grill”, comenta a gestora.
Os restaurantes Spedini oferecem aos seus 90 mil clientes, que passam por mês pelas unidades, pratos de origem italiana elaborados com matéria prima selecionada, como massas de grano duro e molhos artesanais produzidos com exclusividade para as marcas.
Em 2011, a franqueadora expandiu para o mercado de grelhados com a It’s Grill, uma opção de refeição saudável à base de carnes que hoje tem 11 unidades no Paraná e 2 em formato delivery em Santa Catarina. A marca se tornou referência em grelhados oferecendo carnes como picanha, mignon, t-bone e entrecôte acompanhadas por opções de saladas, arroz, farofa, feijão, batatas, anéis de cebola à milanesa, pão de alho, queijo coalho e cebola na manteiga. Além de risotos, strogonoff, lanches e opções de menu executivo e kids.
Por dois anos consecutivos a rede de grelhados também ganhou o prêmio “As Melhores Franquias do Brasil", e classificação máxima de 5 estrelas, promovido pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios em 2024.
O prêmio da ABF
A Associação Brasileira de Franchising (ABF), autoridade mundial no setor de franquias, promove todos os anos as cerimônias do Selo de Excelência em Franchising (SEF) e do Prêmio Destaque Franchising, onde são reconhecidos os nomes que se destacaram no setor. Há 29 anos as premiações são o reconhecimento máximo no mercado de franchising brasileiro. Só em 2025 a cerimônia reuniu 1.300 autoridades do mercado.
O Selo de Excelência é entregue com base na avaliação dos próprios franqueados da rede. Os critérios de avaliação são o suporte oferecido pela franqueadora, fornecimento de insumos, treinamentos, comunicação, custo-benefício, lucratividade e retorno do investimento. O bom relacionamento com os franqueados colocou a Spedini em espaço de destaque pelo impacto gerado no mercado de franchising nacional.