Um ano após a Pilbara Minerals ter colocado em funcionamento a maior planta de triagem de minério de lítio do mundo, a tecnologia de triagem baseada em sensores da TOMRA Mining está proporcionando um valor mensurável na Operação Pilgangoora, na Austrália Ocidental, contribuindo para a produção trimestral mais forte do ano fiscal de 2025, reduzindo significativamente os custos e melhorando a utilização dos recursos.
Com a tecnologia avançada de classificação baseada em sensores da TOMRA Mining, a Operação Pilgangoora alcançou resultados impressionantes, aumentando a produção, reduzindo custos e gerando valor de minérios anteriormente não econômicos. Em seus resultados do trimestre de junho do ano fiscal de 2025, a Pilbara Minerals relatou um aumento de 77% no volume de produção e uma redução de 10% nos custos operacionais unitários (FOB) em comparação com o trimestre anterior. Esses ganhos decorrem da expansão da P1000 e da integração da tecnologia de classificação de ponta da TOMRA Mining.
Comissionada em agosto de 2024 como parte do Projeto de Expansão P680, a planta de britagem e classificação é a maior instalação de classificação de minério de lítio do mundo, com capacidade para mais de 1.000 toneladas por hora. A tecnologia baseada em sensores da TOMRA Mining permite a rejeição precoce de resíduos, melhorando significativamente a recuperação de lítio e a qualidade do produto final, ao mesmo tempo em que reduz o consumo de energia e o impacto ambiental.
“O trimestre de junho marcou o melhor desempenho do ano, demonstrando claramente o impacto que a tecnologia da TOMRA pode proporcionar em grande escala”, disse Gavin Rech, gerente técnico e de vendas da TOMRA Mining na Austrália. “Ao gerar valor do minério de contato de baixa qualidade, anteriormente considerado antieconômico, a operação agora acessa mais unidades de lítio da mina, melhorando a utilização dos recursos e a flexibilidade da mina.”
A planta de classificação aborda com sucesso um desafio fundamental na mineração de lítio: o gerenciamento do minério de espodumênio dentro da rocha hospedeira estéril. Ela inclui 10 classificadores TOMRA de alta precisão – 4 TOMRA COM Tertiary XRT para finos, 3 TOMRA COM XRT 2.0 para partículas de tamanho médio e 3 TOMRA PRO Primary Color para partículas de tamanho grosso. Ao remover o material estéril a montante, a planta aumenta a eficiência dos processos a jusante, reduz o uso de energia em 8 a 15 GWh por ano e garante a qualidade consistente do produto.
Este sucesso é o resultado de vários anos de colaboração entre a TOMRA Mining, Pilbara Minerals e o parceiro de engenharia DRA Global. O projeto foi entregue dentro do prazo e do orçamento, após extensos testes no Centro de Testes da TOMRA em Sydney, que demonstraram a capacidade da tecnologia de proporcionar alta recuperação de lítio e separação eficaz de resíduos em diversos domínios de minério.
Essa escolha estratégica apoia os objetivos de longo prazo da Pilbara Minerals de otimização de custos e crescimento sustentável. A instalação de classificação de minério aumenta a capacidade de produção de Pilgangoora e estabelece as bases para futuras expansões no âmbito do projeto P2000. À medida que o mercado de lítio evolui, a empresa está bem-posicionada para liderar por meio da inovação e da resiliência.
Com a expansão P1000 agora concluída e o estudo de viabilidade P2000 em andamento, a tecnologia comprovada e a experiência líder do setor da TOMRA Mining continuam a apoiar a estratégia de longo prazo da Pilbara Minerals para uma produção de lítio escalável, econômica e responsável.
Sobre a TOMRA Mining
A
TOMRA Mining projeta e fabrica tecnologias de classificação para as indústrias globais de mineração e processamento de minerais. As soluções da empresa visam transformar a forma como os recursos naturais são processados para maximizar a recuperação e minimizar nossa pegada ecológica.
Como líder global de mercado em classificação de minério baseada em sensores, a TOMRA Mining é responsável pelo desenvolvimento e engenharia de tecnologia inteligente para oferecer eficiência de recursos e remodelar o setor para melhor.
Siga a TOMRA Mining no Facebook
@TOMRA.Sorting.Mining, X
@TOMRAMining, LinkedIn em
TOMRA Mining e no
YouTube em TOMRA Mining.
A TOMRA Mining faz parte do Grupo TOMRA. A TOMRA foi fundada em uma inovação em 1972 que começou com o projeto, fabricação e venda de máquinas de venda automática (RVMs) para coleta automatizada de embalagens de bebidas usadas.
Hoje, a TOMRA está liderando a revolução dos recursos para transformar a forma como os recursos do planeta são obtidos, usados e reutilizados para possibilitar um mundo sem desperdício. As divisões de negócios da empresa são TOMRA Food, TOMRA Recycling e TOMRA Collection.
Com aproximadamente 105.000 instalações em mais de 100 mercados em todo o mundo, a TOMRA registrou receitas totais de 1.348 milhões de euros e EBITA de 176 milhões de euros em 2024. O Grupo emprega 5.000 pessoas em todo o mundo e está listado publicamente na Bolsa de Valores de Oslo. A sede da empresa fica em Asker, na Noruega.
Para mais informações sobre a TOMRA, visite
www.tomra.com