
Créditos: Gelson Pereira/Alliance One Brasil
A Pyxus International, controladora global da Alliance One Brasil, foi reconhecida pelo segundo ano consecutivo como Supplier Engagement Leader pelo CDP (Carbon Disclosure Project), uma das mais importantes organizações ambientais internacionais. A companhia conquistou a cobiçada nota “A” no Supplier Engagement Assessment (SEA), figurando entre o seleto grupo de empresas líderes mundiais em engajamento com fornecedores na agenda de mudanças climáticas.
O SEA do CDP avalia a efetividade das ações de empresas junto à sua cadeia de fornecimento para reduzir impactos ambientais, considerando aspectos como governança, definição de metas, emissões indiretas de gases de efeito estufa (escopo 3) e relacionamento com fornecedores e parceiros estratégicos.
Segundo Pieter Sikkel, CEO e Presidente da Pyxus International, o resultado reflete o comprometimento da companhia em trabalhar lado a lado com seus fornecedores, especialmente a base global de produtores rurais. "Uma das maiores forças da Pyxus é nossa colaboração próxima com os produtores integrados. Nosso trabalho em educar, demonstrar e treinar produtores em práticas agrícolas atualizadas e adaptação às mudanças climáticas tem papel essencial na redução das emissões indiretas de gases de efeito estufa de nossa companhia”. O executivo acrescenta que receber a certificação de Liderança em Engajamento de Fornecedores confirma o compromisso global da Pyxus em construir um futuro mais sustentável, em parceria com toda a sua cadeia de valor.
A Alliance One — subsidiária da Pyxus, que representa com exclusividade as operações de tabaco da companhia — reforça esse compromisso. A empresa desenvolve programas de capacitação e orientação técnica para produtores, promovendo práticas agrícolas mais eficientes e sustentáveis.
No pilar ambiental, a Alliance One Brasil reafirmou seu compromisso com a preservação ao atingir a meta de Desmatamento Líquido Zero em sua cadeia de suprimentos agrícolas, garantindo que 100% da lenha utilizada pelos produtores integrados na safra de 2024 fosse de origem sustentável e rastreável. Esse marco foi validado por meio de auditoria externa, evidenciando a transparência e a responsabilidade ambiental da companhia. Além disso, desde 2016, mais de 75 mil mudas de árvores frutíferas nativas foram distribuídas aos produtores brasileiros, juntamente com mais de 4 milhões de mudas de eucalipto fornecidas como parte do pacote agronômico da empresa.