
Com o avanço acelerado da inteligência artificial nos processos empresariais, a proteção da propriedade intelectual se torna uma preocupação estratégica para companhias que investem em inovação. Segundo a consultoria McKinsey, 72% das empresas no mundo já adotaram soluções baseadas em IA, um salto expressivo frente aos 55% registrados em 2023.
Para debater os reflexos desse cenário no ambiente jurídico e econômico, a Câmara Brasil-Alemanha de Indústria e Comércio (AHK Paraná), em parceria com a Andersen Ballão Advocacia promove um café com palestra sobre “O impacto da inteligência artificial nos processos de inovação” no próximo dia 20, a partir das 8h. Realizado na sede do escritório de advocacia, localizado no centro histórico de Curitiba, o evento terá programação gratuita.
A abertura do encontro será conduzida pelo Dr. Wilson Ballão, sócio-fundador da ABA, e por Augusto Michells, gerente da AHK Paraná. A moderação ficará a cargo do advogado Ivens Hübert, sócio-coordenador da ABA, e da consultora Camila Camargo.
Segundo o sócio-coordenador da ABA, Ivens Hübert, a proposta do evento reflete uma demanda crescente observada no atendimento a empresas brasileiras, que buscam orientações jurídicas diante da velocidade com que a IA tem sido incorporada a processos de inovação e desenvolvimento de produtos.
“Esses temas estão no centro de preocupações muito atuais, relacionadas à tecnologia e inovação. Cada vez mais nossos clientes enfrentam questões complexas envolvendo IA e propriedade intelectual. Por isso, trazer especialistas com experiência internacional é extremamente útil”, afirma.
IA na prática e seus desafios legais
A primeira palestra, iniciada às 9h, será conduzida por Ingo T. Neuner, advogado especializado em litígios de patentes no escritório Herzog IP, da Alemanha. Ingo tratará do tema “AI boosting innovation projects”, com foco em como a tecnologia pode ser usada para estruturar decisões estratégicas na gestão da inovação e construção de portfólios de patentes. “A IA está provocando a maior disrupção desde a introdução dos computadores. Empresas que atuam como pioneiras e protegem sua propriedade intelectual terão grande sucesso”, afirma o especialista.
A apresentação de Ingo também abordará os riscos estratégicos relacionados ao uso da inteligência artificial nos processos de inovação. Embora destaque o potencial competitivo da tecnologia, o especialista alerta que “o produto gerado por IA deve sempre ser revisado por uma pessoa qualificada. Especialmente a IA generativa, que ainda não é totalmente confiável, podendo haver riscos financeiros, jurídicos ou relacionados à segurança do trabalho e de laboratórios”. Ele também chamará atenção para a proteção do know-how corporativo frente à utilização de algoritmos, e à necessidade de considerar as diferenças entre os marcos regulatórios de Brasil, Alemanha e Estados Unidos em projetos com atuação internacional.
Na sequência, às 9h45, o engenheiro Rafael Tögel, chefe de patentes do Licks Attorneys, irá explorar como a inteligência artificial tem sido aplicada na criação de soluções inovadoras por empresas brasileiras, e de que forma essas inovações podem – e têm sido – protegidas no âmbito da propriedade industrial. A palestra “Inovações envolvendo IA no Brasil – cases de sucesso e novas tendências” trará exemplos concretos de tecnologias desenvolvidas no país que, por meio do registro de patentes, alcançaram novos mercados e ampliaram sua competitividade global.
Tögel também discutirá os critérios técnicos e jurídicos exigidos para a proteção de invenções implementadas em computador, além de abordar os desafios que surgem na interface entre o avanço tecnológico e os marcos legais vigentes. “Hoje, empresas que desenvolvem soluções com IA conseguem proteger métodos inovadores com base na portaria do INPI de 2020, que ampliou a abrangência das patentes às invenções implementadas em computador. Após a concessão da patente, a segurança jurídica no Brasil é sólida e respaldada”, afirma.
Além das palestras, o evento contará com espaço para perguntas do público e networking entre profissionais dos setores jurídico, empresarial e de inovação.
Serviço
O impacto da inteligência artificial nos processos de inovação
Data: 20 de agosto (quarta-feira)
Horário: 8h às 10h30
Local: Andersen Ballão Advocacia – Av. Jaime Reis, 86 – Curitiba
Formato: Presencial
Inscrições gratuitas: https://bit.ly/iapatentesaba
Vagas limitadas.
Sobre a Andersen Ballão Advocacia – Fundado em 1979, o escritório atua na prestação de serviços jurídicos nas áreas do Direito Empresarial e Comercial Internacional. Também possui sólida experiência em outros segmentos incluindo o Direito Tributário, Trabalhista, Societário, Aduaneiro, Ambiental, Arbitragem, Contencioso, Marítimo e Portuário. Atende empresas brasileiras e estrangeiras dos setores Agronegócios, Automotivo, Comércio Exterior, Energias, Florestal, Óleo e Gás, TI, e Terceiro Setor, dentre outros. Com a maioria dos especialistas jurídicos fluentes nos idiomas alemão, espanhol, francês, inglês e italiano, o escritório se destaca por uma orientação completa voltada para a ampla proteção dos interesses jurídicos de seus clientes.