MENUx
O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, afirmou que é improvável que um acordo de cessar-fogo entre a Rússia e a Ucrânia venha a satisfazer qualquer um dos dois lados.
Declaração nesse sentido foi feita por Vance em entrevista exibida pela Fox News no domingo, antes da próxima reunião entre o presidente americano, Donald Trump, e seu homólogo russo, Vladimir Putin, no Alasca, a ser realizada na sexta-feira.
JD Vance disse que o governo Trump “tentará encontrar uma solução negociada com a qual os ucranianos e os russos possam conviver, viver em relativa paz, e a parar a matança”.
“O acordo não vai deixar ninguém muito feliz. Tanto os russos quanto os ucranianos, provavelmente, ficarão descontentes com ele, no final das contas", acrescentou Vance.
O vice-presidente americano observou ainda que Washington trabalha para agendar conversações trilaterais entre Trump, Putin e o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy.
Ao ser perguntado se quer que Vladimir Putin se reúna com Zelenskyy antes de um encontro com Donald Trump, JD Vance respondeu que, em sua opinião, isso não seria muito produtivo.
Ele deu a entender que a cúpula entre Trump e Putin ocorrerá antes de qualquer outra negociação.
Volodymyr Zelenskyy e líderes europeus estão preocupados que os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia possam discutir questões territoriais sem qualquer envolvimento da Ucrânia.
com NHK