Eventos de Agosto no Centro de Letras do Paraná
08/08/2025 às 18:13

Às terças-feiras, confraternização às 15 horas e a seguir encontro cultural — Rua Professor Fernando Moreira 370 — sendo:

-  Dia 05 - LANÇAMENTO DE LIVRO - “Primavere-se – Escolha viver e florescer – Um olhar poético para a valorização da vida” - Organizadora: Elis Schwanka.
 - Dia 12 - TARDE DE TROVAS - Parceria União Brasileira de Trovadores (UBT) / Seção Curitiba
- Dia 19 - MÚSICA E POESIA – Parceria Academia Paranaense da Poesia
- Dia 26 - ENCONTRO COM IVAN JUSTEN SANTANA — ESCRITOR
- Dia 30 - ENCONTRO DE ASSOCIADOS DO CLP - Divulgação e Valorização dos Escritores Paranaenses - Luiz Arthur Montes Ribeiro
 
Fortaleça a cultura e nossa história. Sua participação é fundamental!

Destaque Literário - Trajetória de Teresa Teixeira de Britto

A atuação desta escritora e liderança cultural no Paraná, oferece valiosa inspiração sobre como valorizar e dinamizar o cenário literário.
Teresa exerce funções fundamentais em instituições relevantes, como o Centro de Letras do Paraná, onde ocupa a segunda vice-presidência, e entidades como o Centro Paranaense Feminino de Cultura, a Academia Feminina de Letras do Paraná e a Academia José de Alencar. Essa pluralidade demonstra a importância das redes, a fomentar a troca de ideias entre escritores, leitores e agentes culturais, por meio do reconhecimento dos talentos regionais e promoção de espaços em que a produção local pode ser lida, debatida e celebrada.
O legado de Teresa inclui sete livros, dentre eles "Chloris – uma história de resistência", que narra de forma envolvente a vida de uma professora. O monólogo "Julia na Janela", traz a poeta Júlia da Costa. É a literatura a resgatar e recontar trajetórias de mulheres marcantes. Em “Cury Tuba e a Epopeia de Balthazar” relata a participação de Balthazar Carrasco dos Reis na história de Curitiba.
A escrita de Teresa torna-se ferramenta de preservação da memória, e valoriza a ancestralidade, as experiências e os autores locais.
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio