
A Fazenda São José - SJ Lalu, propriedade de Luiz Claudio Bastos de Moura e a esposa Karla Salgado Reis de Moura, em Volta Grande, na Zona da Mata Mineira, comemora o quarto ano consecutivo como melhor criador e expositor do grau de sangue ¾ do gado Girolando no ranking nacional da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. Além disso, conquistou o maior número de títulos nas quatro últimas edições da Megaleite, maior exposição de gado leiteiro da América Latina, realizada no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG). Esses feitos consolidam a fazenda como um dos maiores projetos de excelência genética em criação de gado Girolando no Brasil, com um seleto plantel de vacas campeãs. “O reconhecimento é resultado de anos de dedicação, investimento em tecnologia e uma parceria estratégica focada em nutrição de precisão”, avalia o premiadíssimo criador.
A trajetória da SJ Lalu começou há 27 anos, quando Claudio Moura decidiu dar continuidade ao trabalho iniciado pelo sogro, José Antônio Resende Reis, após seu falecimento repentino. Sem experiência prévia no setor, ele começou a cuidar da Fazenda São José — posteriormente, rebatizada para SJ Lalu, em homenagem às suas filhas, Laís e Luana — e conseguiu transformar uma propriedade tradicional em um modelo de tecnificação e aprimoramento genético. Na avaliação dele, o foco na raça holandesa de alto padrão e o uso de técnicas avançadas de transferência de embriões foram cruciais para o desenvolvimento do rebanho. Atualmente, são cerca de 500 animais, desde bezerras até vacas em lactação. “Produzimos uma média de 4 mil litros de leite por dia, com produtividade média de 25 a 28 litros de leite por animal da raça Girolando”, detalha Claudio.
As conquistas em competições demonstram o sucesso da fazenda. Só na Megaleite 2025, foram onze títulos. No 34º Torneiro Leiteiro Nacional da Raça Girolando, que acontece durante a Megaleite, a Grande Campeã na Composição do Leite e Reservada Grande Campeã na Produção Total foi Luxúria FIV Teatro SJ Lalu, da composição CGC ½ Sangue, que produziu um total de 315,110 kg/leite e média de 105,037 kg/leite.
Nas pistas, a Grande Campeã CCG 3/4 foi Terapia FIV King Doc SJ Lalu, que também levou para casa os prêmios de Melhor Vaca 3 Anos Junior, Melhor Vaca Jovem, Melhor Úbere Jovem e Grande Campeã. Vaidosa Thor SJ Lalu foi Campeã Bezerra Júnior e Reservada Melhor Fêmea Jovem da Raça Girolando; Valentina FIV Hanford SJ Lalu, Campeã Bezerra Mirim e 3ª Melhor Fêmea Jovem CGC ¾ HOL + ¼ GIR; Vick Fiv Hanford SJ Lalu, Reservada Campeã Bezerra Mirim; e Ucrânia Modelo SJ Lalu, Campeã Vaca 2 Anos Júnior ¾ HOL + ¼ GIR. Também foram premiadas: Tati Silva SJ Lalu, Campeã Vaca 2 Anos Sênior ¾ HOL + ¼ GIR; Thamires Pecado SJ Lalu, Reservada Campeã Vaca 2 Anos Sênior ¾ HOL + ¼ HOL; Ravina Fiv Crushabull SJ Lalu, Campeã Vaca 4 Anos ¾ HOL + ¼ HOL e Reservada Melhor Úbere Adulto.
Genética de ponta e nutrição de precisão
“Para a equipe da fazenda, as premiações são motivo de orgulho, satisfação e responsabilidade. Continuamos focados no melhoramento genético, utilizando as melhores técnicas e buscando um posicionamento de excelência no segmento de leite”, diz Claudio Moura. Por trás desses resultados, está uma equipe dedicada e apaixonada por vacas de leite, com colaboradores comprometidos e o apoio de importantes parceiros. Desde 2018, a SV Assessoria Girolando é a responsável pelos acasalamentos. “Focamos no conforto animal e na seleção de uma base de gado Girolando existente, priorizando animais funcionais, produtivos e longevos, o que contribui para os títulos nacionais da fazenda”, ressalta Sérgio Reis Peixoto, assessor pecuário da SV. Na apartação, preparação e apresentação dos animais nas diversas exposições que participam, Claudio e Karla contam com a assessoria de Ângelo Fumian e sua equipe.
Há seis anos, a SJ Lalu firmou uma parceria com a Guabi Nutrição e Saúde Animal, que o casal considera um pilar fundamental da performance dos animais. “Nosso trabalho é de nutrição de precisão, utilizando os mais modernos aditivos e blends, como ionóforos, óleos essenciais, adsorvente de micotoxinas e tamponantes, para atender todas as necessidades do rebanho da fazenda e potencializar a genética, permitindo que os animais manifestem todo o seu potencial de crescimento, de produção e na pista”, explica o zootecnista Antenor Bezerra, supervisor técnico da Guabi. “Há um programa nutricional específico que desenvolvemos para cada fase, desde a bezerra nascida, pós-desmama, crescimento e vacas em lactação”, detalha.
Para os proprietários da fazenda, é fundamental contar com uma dieta extremamente balanceada, com nutrientes de primeira qualidade, que se reflete no desenvolvimento dos animais e interfere diretamente no julgamento deles nas competições. “Os quesitos avaliados estão muito relacionados à vida nutricional deles, pois não podem ter peso excessivo, acúmulo de gordura ou comprometimento de aparelho locomotor, por exemplo, mas precisam ser morfologicamente corretos e de alta produção”, cita Claudio Moura.
Outro diferencial da SJ Lalu é a infraestrutura. Há cinco anos, a fazenda investiu na construção de dois
compost barns, com capacidade total para 270 animais em produção, visando melhorar o conforto e, consequentemente, a produtividade. Anualmente, são realizados, em média, de 180 a 200 partos. “Hoje, todos os nossos animais são produzidos aqui”, relata o proprietário. Com todos os investimentos em melhorias, o plano é expandir o negócio. "Nosso projeto é de, em dois anos, chegar a 7 mil litros de leite por dia, ou seja, aumentar nossa produção em 70%", revela. Além da produção de leite, a fazenda se destaca na comercialização de genética de ponta, vendendo animais vivos, embriões e oócitos para diversas centrais de sêmen e grandes projetos em todo o Brasil. "É um orgulho e muita responsabilidade, fornecer genética de ponta para todo o Brasil ", afirma Claudio Moura.
Sobre a Guabi Nutrição e Saúde Animal, acesse:
www.guabi.com.br