
Suelen Ribeiro da Silva, curitibana, 28 anos, que pesava 136 kg e após cinco anos de muitos procedimentos conseguiu emagrecer 80 kg. Na foto o antes e o depois.
O colesterol alto é um vilão silencioso e no Brasil, já atinge mais de 23 milhões de pessoas, segundo o Ministério da Saúde. O impacto é direto: as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no país, representando aproximadamente 30% dos óbitos anuais, ou cerca de 400 mil mortes. Estima-se que até 30% desses casos estejam associados ao colesterol alto, reforçando a importância da prevenção e da vigilância contínua.
O ESPAÇO BUSINESS WOMAN CWB, do jornal Diário Indústria & Comércio coletou informações de uma curitibana que chegou a pesar 136 kg e conseguiu perder 80 kg impulsionada.
Neste 08 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Colesterol, a história de Suelen Ribeiro da Silva (@susufrancisco), 28 anos, curitibana que atualmente reside em São José dos Pinhais, é um exemplo sobre o tema e mostra que o cuidado com a saúde vai muito além da balança.
Isso porque Suelen conhece bem os impactos que o colesterol elevado pode causar. Ela desde os seus 7 anos de idade lutava com seu peso e chegou aos 136 kg e com exames no limite: colesterol alto, pré-diabetes e outros alertas. Foi quando decidiu fazer uma cirurgia bariátrica em 2021 e emagreceu 80 quilos.
Segundo ela, “foi uma vida inteira brigando com a balança. Então a bariátrica foi indicada como parte de um processo de mudança mais profundo. Fiz a cirurgia em novembro de 2021.”
E Suelen Ribeiro comenta: “Muita gente acha que bariátrica é o caminho fácil, mas eu discordo completamente. Inclusive, muitas pessoas acabam voltando a engordar com o tempo. Eu mesma cheguei aos 136kg e eliminei quase 80kg. Só que a cirurgia sozinha não faz milagre — se não mudar alimentação, rotina e incluir atividade física, o peso volta. Comecei a correr em 2024 e hoje faço exercícios todos os dias, até nos finais de semana.”
Mas a verdadeira mudança veio com o nascimento do filho, há um ano, que a motivou a transformar definitivamente os hábitos. Hoje, ela perdeu 80 kg, tem uma nova rotina de cuidados, faz exercícios todos os dias, mudou a alimentação e busca ser exemplo de saúde dentro de casa. Sua trajetória mostra como o colesterol alto se instala em silêncio, alimentado por maus hábitos, e como a mudança de estilo de vida é fundamental para a prevenção.
A especialista Vaniele Silva Pinto Pailczuk, enfermeira e docente da Uninter, comenta os perigos associados ao colesterol desregulado, que está ligado a até 30% das mortes por doenças cardiovasculares no Brasil.
Segundo ela, os níveis de colesterol precisam ser monitorados, principalmente o LDL, que, em excesso, aumenta os riscos de infarto, AVC e outras complicações. Vaniele reforça que alimentação equilibrada, rotina ativa e check-ups regulares são atitudes simples, mas fundamentais para evitar danos graves à saúde.
Celebração do “Dia do Cônsul” em Curitiba
Representantes de consulados e convidados especiais, celebraram, o “Dia do Cônsul” (cuja a data é 8 de agosto) em jantar no Restaurante Veneza.
Marcelo Grendel, presidente da Sociedade do Corpo Consular do Paraná, ladeado por Irene Morva Martins (esquerda), Diretora do jornal Diário Indústria & Comércio e Claudia Azevedo, Advogada e Mediadora Judicial.
A Sociedade do Corpo Consular do Paraná (@sociedadeconsularpr) promoveu jantar no dia 6 de agosto último, reunindo representantes de diversos consulados que atuam no Paraná, para comemorar, nesta data, o Dia do Cônsul. Segundo a entidade representativa das instituições diplomáticas, atualmente existem 43 consulados que atuam representando os interesses de 35 países e seus imigrantes no Paraná.
O evento, realizado no Restaurante Veneza, em Santa Felicidades, também contou com a presença de representantes de diversos segmentos, especialmente convidados. O jornal DIÁRIO INDÚSTRIA & COMÉRCIO, esteve presente, representado pela diretora do veículo de comunicação, Irene Morva Martins.
O presidente da Sociedade do Corpo Consular do Paraná, o cônsul honorário de Bangladesh no Paraná, Marcelo Grendel, lembrou das homenagens promovida esta semana na Assembleia Legislativa, alusivas ao Dia do Cônsul, cuja cerimônia naquela casa de leis, foi proposta pelo deputado Luiz Claudio Romanelli.
Marcelo Grendel, destacou “principalmente o trabalho que os cônsules desenvolvem voltado à população, aos seus cidadãos imigrantes. O cuidado que eles têm diretamente no auxílio de pessoas que querem viajar ao seu país de representação, para as empresas que querem fazer negócios. Vai muito além de emitir vistos ou documentação. É um trabalho humanitário muito grande”.