MENUx
A notícia de que os Estados Unidos concordaram em revisar uma ordem executiva sobre tarifas impostas a importações japonesas provocou um aumento nos índices de referência das ações do Japão, nesta sexta-feira.
O índice Nikkei 225, que é uma média dos preços das ações das maiores empresas japonesas listadas na Bolsa de Valores, encerrou o dia em 41.820, ou com uma alta de 1,8% em relação ao valor de fechamento de quinta-feira.
O índice Topix, mais abrangente, terminou em 3.024, com uma alta de 1,2%, registrando um novo recorde que ultrapassou a marca de 3.000 pela primeira vez.
Investidores adquiriram ações relacionadas a exportações no início da sessão, acreditando que a revisão planejada colocará o comércio com os Estados Unidos em linha às expectativas das autoridades japonesas. Contudo os preços recuaram à tarde, com os compradores obtendo lucros.
Fontes especializadas no mercado dizem que os investidores ficaram aliviados com a dissipação das incertezas futuras em relação ao Japão.
Acrescentam que as negociações comerciais dos Estados Unidos com a China e outros parceiros comerciais deverão afetar os preços das ações em Tóquio.