Lucro líquido da Honda Motor caiu mais de 50% entre abril e junho
07/08/2025 às 05:14
Foto: Divulgação

A Honda Motor registrou, no trimestre de abril a junho, lucro líquido de pouco mais de 196 bilhões de ienes — 1,3 bilhão de dólares —, em queda de 50,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A Honda divulgou quarta-feira os resultados financeiros correspondentes ao primeiro trimestre do exercício. Anunciou que as vendas caíram 1,2% em relação ao mesmo período do ano passado, ficando em 5,3 trilhões de ienes — o equivalente a 36 bilhões de dólares.
A empresa atribuiu o declínio em parte a uma queda no lucro operacional de mais de 124 bilhões de ienes — aproximadamente 845 milhões de dólares —, em razão do impacto das tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Ao mesmo tempo, a Honda revisou a previsão de lucro para o exercício inteiro, elevando-a de 250 bilhões de ienes — em torno de 1,7 bilhão de dólares — para 420 bilhões de ienes — o equivalente a 2,8 bilhões de dólares. A fabricante de veículos diz que uma das razões para elevar a previsão é a possibilidade de que, a partir de setembro, as tarifas dos Estados Unidos sobre as importações de carros japoneses sejam reduzidas para a alíquota acordada, de 15%.
O diretor financeiro e diretor-geral da Honda prevê que uma redução da taxação venha a ter um efeito positivo. Fujimura Eiji elogiou a clara definição que alíquota traria, mas ressaltou que muitas incertezas permanecem, como a data em que a nova taxação entrará realmente em vigor. Acrescentou que está pedindo ao governo japonês que chegue a um entendimento com os Estados Unidos e divulgue detalhes tão logo quanto possível.
com assessoria

Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio