Exposição em Curitiba celebra vida e legado do Barão do Serro Azul
06/08/2025 às 07:19
Crédito da foto: Alvaro Crovador
Uma homenagem à trajetória e ao legado de uma das personalidades mais importantes da história do Paraná está em exposição, em Curitiba, entre os dias 01 e 08 de agosto. A mostra faz parte da programação da Semana do Barão do Serro Azul, que lembra a data do nascimento dele (06/08), e acontece na sede do Grande Oriente do Brasil Paraná, com entrada gratuita e visitação das 9h às 18h.
O Barão do Serro Azul, nome de batismo Ildefonso Pereira Correia, foi um importante empresário e político paranaense, conhecido por sua atuação na produção e exportação de erva-mate, além de sua participação na Revolução Federalista. Entre suas principais contribuições ao desenvolvimento do Paraná está a fundação da Associação Comercial do Paraná e do Clube Curitibano. Com uma biografia repleta de coragem e visão empreendedora, tornou-o um símbolo de resistência, sendo reconhecido como herói nacional, com seu nome inscrito no Livro de Aço dos Heróis da Pátria. Seu legado permanece vivo em instituições que ajudou a fundar, como também em prédios históricos e ações que preservam sua memória.
No decorrer da semana, a mostra inclui na programação a exibição do filme “O Preço da Paz”  dirigido por Paulo Morelli e com roteiro de Walter Negrão, na quarta e sexta-feira, visitas mediadas do projeto da Prefeitura de Curitiba Linhas do Conhecimento, que levarão crianças da 10 escolas da rede pública para conhecer a importância do Barão para Curitiba e para o estado.
Entre os destaques da exposição estão a chave que estava no bolso do Barão do Serro Azul no momento em que foi alvejado na Serra do Mar, uma chave fragmentada pelo impacto da bala, peça cedida especialmente pelo Museu Paranaense, além de um quadro histórico que retrata a figura do Barão, documentos da história de vida dele, como a certidão de nascimento de 06 de agosto de 1849, documento de exumação, cartolas, busto de bronze, vestimentas usadas nas filmagens do filme “O preço da paz”. Também será exibida uma coleção de medalhas conquistadas em exposições do mate, símbolo cultural do Paraná.
A exposição é organizada por Álvaro Crovador e o historiador Hamilton Sampaio Junior, com o apoio do Museu Paranaense, da Associação Comercial do Paraná, do Centro Universitário Internacional Uninter, da Serra Verde Express, do Clube Curitibano, da Nova Gráfica, do Centro Espírita Ildefonso, do Teatro Ênio Carvalho, do Mate Cultural, do projeto Linhas do Conhecimento, da Família Fontana, da Família Serro Azul e do produtor do filme “O Preço da Paz”, Maurício Appel. Também apoiam a iniciativa o Dr. Fernando Fontana, Dona Eloisa Fontana, Felipe Vilas Boas e Gabriela Betega, diretora do Museu Paranaense, Franciele Gates (Linhas do Conhecimento) e Fábio Schedid.

Serviço:
Exposição “Memórias do Barão do Serro Azul”
Visitação: 2 a 8 de agosto, das 9h às 18h
Local: Sede do Grande Oriente do Brasil Paraná
Endereço: Rua Pedro Huk, 87 – Uberaba – Curitiba
Informações: (41) 3365-1900 ou (41) 99137-2219 (Hamilton)
Entrada gratuita
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio