
Neste sábado (2), em uma ação que uniu saúde e preservação ambiental,
27 voluntários empregados da Votorantim Cimentos participaram de uma caminhada ecológica às margens do
Rio Tacaniça, em
Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (PR). Durante a atividade — conhecida como
plogging, que consiste em caminhar ou correr enquanto se recolhe lixo em áreas públicas — os participantes recolheram aproximadamente 127 quilos de resíduos recicláveis, como plásticos, vidros e metais.
A mobilização foi encerrada com o
plantio de 75 árvores nativas na Área de Preservação Permanente do rio, em comemoração aos
75 anos da fábrica da empresa no município, considerada a maior da América Latina no segmento.
“Foi uma ação que representa sustentabilidade e saúde, tanto para nossos empregados voluntários, que praticaram atividade física, quanto para a comunidade, com uma vegetação mais limpa e novas árvores plantadas. Queremos deixar um legado positivo para Rio Branco do Sul e, para isso, nada melhor do que cuidar dos nossos rios e contribuir com o reflorestamento local — ainda mais em um momento simbólico como o aniversário da fábrica”, afirma Leidivan Cabral, afirma o gerente da fábrica da Votorantim Cimentos em Rio Branco do Sul.
A ação foi realizada em parceria com o
Instituto EcoFaxina, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 2008, em Santos (SP), que atua no combate à poluição marinha por meio de projetos, pesquisas e articulação de políticas públicas.
A iniciativa se mostra necessária ao considerar o volume de resíduos que ainda são descartados irregularmente em rios urbanos. Segundo
dados da Prefeitura de Curitiba, divulgados em fevereiro de 2024, as secretarias municipais de Obras Públicas e Meio Ambiente retiram, em média,
138 toneladas de resíduos por mês dos rios e afluentes da capital. Em 2023, foram
54 mil toneladas de entulhos e resíduos vegetais removidos em todo o município.
Sobre a Votorantim Cimentos www.votorantimcimentos.com.br