
Foto: Divulgação
O Dia dos Pais é uma data que celebra o vínculo, o exemplo e a inspiração que os pais representam na vida dos filhos. No universo do empreendedorismo, essa conexão ganha ainda mais força quando se transforma em parceria de negócios. Pais que compartilham com os filhos não só valores, mas também responsabilidades e sonhos, criam relações sólidas que se refletem no crescimento conjunto.
Dados apontam que cerca de 90% das empresas brasileiras têm perfil familiar, sendo que, 98% dos pequenos negócios comandados por famílias, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
No setor de franquias, o empreendedorismo segue em alta. Por ser um modelo testado mais seguro, com respaldo das franqueadoras, o setor faturou R$ 65,967 bilhões no 1º trimestre de 2025, um crescimento de 8,9% em relação ao mesmo período de 2024. No acumulado de 12 meses, superou os R$ 278 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Neste cenário, destacamos a trajetória de XX franquias que transformaram a relação entre pais e filhos em histórias reais de sucesso e legado nos negócios de restaurante, piscinas, escola de idiomas, lavanderia a clínica odontológica:
Água Doce Sabores do Brasil - Franqueado da Água Doce Sabores do Brasil há mais de 30 anos, Roberto Nakanishi conheceu a marca por meio de seus familiares. Após um longo período no Japão junto com sua esposa, Roseli Nakanishi, Roberto voltou ao Brasil para fixar moradia e para iniciar sua jornada no empreendedorismo. Foi dessa forma que o casal foi apresentado ao fundador da rede de franquias, Delfino Golfeto, e investiu em uma operação da marca em Maringá, no Paraná. Com objetivo de expandir, o filho do casal, Vinicius Nakanishi, formado em administração de empresas, foi inserido ao negócio para assumir, aos poucos, a administração do restaurante. “Desde quando era estudante, o Vinicius já estava passando por um treinamento focado na parte administrativa, controles, gestão de custos e DRE. Após concluir o curso, ele está mais à frente de algumas demandas operacionais, como a parte financeira, e acompanhando as inovações do nosso segmento. Com a nossa parceria, já estamos ampliando os nossos negócios, com uma operação da Água Doce voltada para o delivery. Tenho certeza de que com minha esposa e meu filho ao lado, teremos sucesso neste novo empreendimento”, revela.
Divino Fogão - Com os dois filhos, o arquiteto Matheus Alves Caires e administrador de empresas Leonardo Alves Caires, Eduardo Caires, franqueado do Divino Fogão desde 2002, nunca cogitou trazer os filhos para trabalhar nos restaurantes da rede. Tudo mudou em um almoço de família, quando tiveram a ideia de trabalhar todos juntos. O empreendedor confessa que, no início, surgiram algumas inseguranças, mas logo aceitou a ideia e estabeleceu algumas regras para reduzir os conflitos do cotidiano. “Estou apegado ao negócio há mais de 20 anos e confesso que tenho dificuldade em aceitar novas ideias de gestão. Por parte deles, sinto um certo receio perante tantas responsabilidades, mas empreender em família tem o lado gratificante de superar obstáculos emocionais e operacionais com elo de união, aproveitando o apoio mútuo e as vantagens intergeracionais. Para que tudo caminhe bem, é importante ter uma comunicação aberta, respeito e um equilíbrio entre trabalho e os laços familiares. Também é importante enfrentar os desafios e celebrar as conquistas em conjunto. Juntos tornamos a responsabilidade mais leve e os objetivos mais palpáveis e com um alcance mais eficiente”, comenta Eduardo.
LavPop - Franqueado da LavPop by 5àsec do município de Paulista, no litoral norte de Pernambuco, Ismael Gonçalo da Silva, de 48 anos, atua como empresário farmacêutico há 20 anos e buscava uma oportunidade de diversificar os investimentos, quando encontrou a LavPop por meio de uma pesquisa. “Procurava por um modelo de negócio que proporcionasse qualidade, um serviço moderno e diferenciado, aliado a uma proposta que atendesse tanto o público jovem como de outras idades. Com o apoio do meu filho, Ihago Mathaus, em pesquisas, nos deparamos com a LavPop. A operação foi aberta no primeiro semestre de 2025 e ele me auxilia na manutenção da operação, dando suporte em todas as áreas do negócio”, revela Ismael, que também conta que o filho estuda Engenharia e é seu braço direito no ponto de venda, trilhando juntos o caminho do sucesso da franquia.
Rede iGUi - Em 2015, Claudio Cipriano assumiu uma loja da iGUi, maior fabricante e comercializadora global de piscinas pré-fabricadas, na cidade de Suzano (SP) e alcançou bons resultados durante sua gestão, o que gerou em seus filhos o desejo de empreender. Diante do sucesso alcançado, em 2019, Claudio comprou uma nova loja da franquia no município de São José dos Campos (SP), onde atua como Gerente Administrativo junto de sua filha Isabela Fernandes. Sendo assim, passou o comando da operação de Suzano para seu filho Felipe que, por sua vez, deixou sua unidade de Resende, no Rio de Janeiro com outro sócio. A filha mais velha da família Cipriano, Letícia, seguiu os mesmos caminhos do pai e irmãos. Com experiência de loja própria da Splash (outra marca da Rede iGUi), agora está à frente da unidade da iGUi em Alphaville, na cidade de Barueri (SP), que será inaugurada dia 13 de agosto. "Confio muito nos meus filhos, temos muito respeito uns pelos outros e eu considero essa parceria excelente, com ótimos resultados e conquistas. Acredito que o principal fator do sucesso é o nosso companheirismo familiar e divisão de tarefas", afirma Claudio.
Rockfeller Language - Aos 60 anos, o arquiteto Edson encontrou na própria família a inspiração e a parceria ideal para iniciar um novo capítulo profissional. Após se aposentar de uma carreira de 25 anos na educação superior, decidiu empreender ao lado dos filhos Iago e Victória, que já atuavam no segmento de idiomas. A experiência de ambos com o inglês, somada ao desejo do pai de continuar contribuindo com a educação, deu origem à unidade da Rockfeller Language em Ponta Grossa (PR). A esposa, Regina, também integra o dia a dia da operação, na área financeira. A escolha pela Rockfeller veio após uma análise criteriosa de redes de ensino, Edson identificou na metodologia e nos valores da marca o alinhamento perfeito com sua visão educacional. “Mais do que um negócio, a escola representa a união da família em torno de um propósito comum e o desejo de crescer e construir juntos”, comenta Edson.
Oral Sin - Renata Cunha Costa, dentista de 38 anos, é franqueada da Oral Sin ao lado do irmão, Paulo Víctor, médico cirurgião plástico, e do pai, Wagner Alver, administrador com ampla experiência na área financeira. A decisão de empreender em família surgiu após uma conversa com um amigo de Paulo, que já era sócio da rede e os incentivou a abrir uma unidade em Goianésia (GO). Com a formação em odontologia de Renata, o perfil empreendedor de Paulo e a bagagem administrativa de Wagner, uniram forças para começar o próprio negócio. A parceria entre pai e filhos tem se mostrado um diferencial, tanto na gestão quanto no clima organizacional. "É muito bom podermos conviver, nos apoiar e crescer juntos", comenta Renata.