População pode conhecer saberes ancestrais dos povos indígenas na Casa de Passagem e Cultura, em Curitiba
04/08/2025 às 13:46
Foto: José Fernando Ogura/SECOM

Neste mês, a Prefeitura de Curitiba promove uma programação especial em alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto. A iniciativa, conduzida pela Secretaria da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, oferece visitas guiadas à Casa de Passagem e Cultura Indígena nas quartas-feiras dos dias 6, 13, 20 e 27 de agosto.

A ação busca ampliar o diálogo entre a cidade e os povos originários, valorizando seus saberes, culturas e modos de vida. Grupos interessados em participar das visitas devem realizar agendamento prévio pelo e-mail igualdaderacial@curitiba.pr.gov.br ou pelo telefone/WhatsApp (41) 3221-1748. A Casa de Passagem fica na Rua Conselheiro Araújo, 277, no Centro.

Espaço de acolhimento e cultura

Os visitantes poderão conhecer de perto o artesanato produzido por indígenas das aldeias do Paraná, além de compreender a função social da Casa de Passagem, que acolhe famílias indígenas itinerantes que vêm a Curitiba para a venda de peças artesanais — prática que garante renda e promove a difusão cultural.

“Celebrar o Dia Internacional dos Povos Indígenas é reafirmar o compromisso da cidade com o respeito à diversidade e com a promoção da igualdade étnico-racial. É uma oportunidade de troca e valorização dos saberes ancestrais que seguem vivos nas práticas e nas lutas dos povos originários”, destaca a diretora de Promoção da Igualdade Étnico-Racial, Maria Tereza Rosa.

O Dia Internacional dos Povos Indígenas foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e propõe reflexões sobre os desafios históricos e atuais enfrentados por povos indígenas em todo o mundo.

Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio