Trump assina ordem executiva revogando isenção tarifária para remessas de baixo valor
04/08/2025 às 10:21
Foto: reprodução

O governo do presidente dos EUA, Donald Trump, está encerrando uma isenção tarifária para importações de baixo valor. A partir de 29 de agosto, taxas específicas para cada tipo de produto serão aplicadas a todos os pacotes enviados para o país.

Trump assinou uma ordem executiva na semana passada encerrando a chamada isenção “de minimis”. Tal isenção de impostos permite que importações de mercadorias no valor de até 800 dólares sejam enviadas para os Estados Unidos sem cobrança de imposto.

A ordem executiva de Trump revoga a isenção de imposto para bens de baixo valor oriundos de todos os países e regiões.

A Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA afirma que, apenas em 2024, a isenção tarifária foi aplicada a mais de 1,3 bilhão de remessas. O número cresceu quase dez vezes na última década.

A Casa Branca afirmou que a remoção da exceção comercial tem como objetivo impedir que empresas despejem mercadorias nos EUA abaixo do valor de mercado. Disse ainda que a medida também é necessária para conter a entrada de drogas ilícitas no país.

As tarifas de importação já estão em vigor para remessas de baixo valor oriundas da China continental e de Hong Kong. A isenção para essas importações foi revogada em maio.

O número de remessas de comércios on-line sediados na China explodiu nos últimos anos. Essas empresas já começaram a aumentar os preços de seus produtos vendidos no mercado americano.

Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio