China e Rússia iniciam fase marítima de exercícios navais no Mar do Japão
04/08/2025 às 10:20
Foto: reprodução
A China e a Rússia deram início à fase marítima de exercícios conjuntos de suas Marinhas no Mar do Japão. A medida é amplamente vista como parte de um aparente esforço para aprofundar a cooperação militar bilateral como forma de enfrentar os Estados Unidos.
A mídia estatal chinesa informa que o exercício marítimo começou no domingo, após o início de uma reunião de ensaios teóricos na sexta-feira. Os dois países têm realizado exercícios conjuntos quase anuais recentemente.
Dentre os navios que participam dos exercícios estão destróieres de mísseis da China e o grande navio antissubmarino da Rússia. Ambos confirmaram conexões de comunicação em águas próximas a Vladivostok, no Extremo Oriente da Rússia, no primeiro dia.
A prática continuará até terça-feira (5), abrangendo exercícios como treinamento antissubmarino e de defesa aérea.
A mídia chinesa acrescenta que os dois países vão realizar uma patrulha marítima conjunta no Oceano Pacífico após o exercício.
O presidente da China, Xi Jinping, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, se reuniram em Moscou em maio, confirmando que suas forças expandiriam a escala e o escopo de seus exercícios conjuntos.
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio