MENUx
O prefeito Eduardo Pimentel vistoriou, nesta sexta-feira (1/8), as obras de requalificação da Rua Filipinas, no bairro Cajuru. O trecho de 4,2 km integra o conjunto de intervenções do Ligeirão Leste/Oeste, um dos maiores investimentos em mobilidade urbana atualmente em execução em Curitiba.
A Rua Filipinas, que é continuação da Engenheiro Costa Barros, está recebendo nova drenagem, pavimentação de concreto, calçadas acessíveis, paisagismo, iluminação e nova sinalização. A intervenção prepara a via para formar um binário com as ruas Ceilão e Capitão Guilherme Bianchi, garantindo melhores condições de circulação para ônibus, pedestres, ciclistas e automóveis.
“Estamos construindo uma cidade mais ágil, com infraestrutura moderna para quem usa o transporte coletivo todos os dias, com redução segura dos tempos de deslocamento, o que garante mais qualidade de vida às pessoas e, ao mesmo tempo, prepara os bairros para os novos tempos”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.
Ao lado dos secretários municipais Luiz Fernando Jamur (Obras Públicas), Marcelo Fachinello (Governo Municipal) e das equipes técnicas envolvidas na obra, Eduardo Pimentel conversou com os trabalhadores e acompanhou uma das etapas de lançamento de concreto na via - pavimentação mais resistente, com maior vida útil e menor necessidade de manutenção.
A vistoria às obras aconteceu logo após um encontro do prefeito com um grupo de 400 empresários dos bairros Cajuru, Jardim das Américas, Uberaba e Capão da Imbuia.
O prefeito também visitou comércios no entorno do canteiro e conversou com moradores da região. “As obras estão com bom ritmo, mas sabemos que modificam as rotinas de vocês por um período. É preciso lembrar, no entanto, que os transtornos passam e os benefícios serão permanentes”, afirmou Pimentel.
As obras do Ligeirão Leste/Oeste somam US$ 75 milhões em investimentos, financiados pelo New Development Bank (NDB), o banco dos Brics. De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, a previsão é concluir toda a intervenção até janeiro de 2026, mas o trecho da Rua Filipinas, vistoriado nesta sexta, deve ser finalizado antes do Natal, para minimizar os impactos no comércio local.
Segundo Jamur, somadas às obras do Inter 2, também em execução na região, as intervenções do Ligeirão Leste/Oeste representam uma revolução urbanística no bairro Cajuru.
“É uma reurbanização completa, estamos substituindo toda a drenagem da região, inclusive a macrodrenagem, que é um ponto crítico e ajudará a evitar alagamentos. A pavimentação está sendo feita com pavimento rígido de concreto e as calçadas seguem os padrões atuais de acessibilidade. É uma obra de mobilidade, sim, mas que também valoriza os imóveis e os comércios, promovendo uma verdadeira transformação urbana no Cajuru”, afirmou Jamur.
As obras do BRT Leste/Oeste são fundamentais para aumentar a eficiência do sistema de transporte público, reduzindo o tempo de viagem e oferecendo mais conforto e segurança aos usuários. Para que isso aconteça, o projeto prevê a requalificação de 22,5 km de canaletas exclusivas, a modernização de cinco terminais e a revitalização de 34 estações-tubo. Quando concluído, o trajeto do Ligeirão entre o Terminal de Pinhais e o CIC Norte será reduzido em 23 minutos, com apenas 11 paradas ao longo do percurso.
Participaram da vistoria técnica a diretora do departamento de Pavimentação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Manuela Marqueño; o diretor da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), Mario Padovani; o administrador da Regional Cajuru, Agostinho Creplive Filho; o engenheiro fiscal da Smop, Leandro Cunha e os vereadores Serginho do Posto, João das 5 Irmãos e Renan Ceschin.
com SECOM, leia mais www.curitiba.pr.gov.br