
Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil. crédito: Divulgação TIM
Crescimento de 14,3% no fluxo de caixa operacional no 1º semestre
A TIM encerra o segundo trimestre de 2025 com resultados alavancados pela sua visão bem definida e execução assertiva, evoluindo em temas-chave como o mercado pós-pago, a cobertura 5G e os acordos do segmento B2B. Isso se traduz no crescimento do lucro líquido, que alcançou R$ 976 milhões no período, representando um crescimento de 25% na comparação com o trimestre anterior.
A receita líquida de serviços avançou 5,1% A/A no 2T25, totalizando R$ 6,4 bilhões. Em serviços móveis, a evolução foi de 5,6% ano contra ano, impulsionada pelo desempenho do pós-pago. O segmento registrou aumento de 10,7% na receita e de 8,8% na base de clientes. Dessa forma, por mais um trimestre, a TIM tem o melhor ARPU móvel do mercado, alcançando R$ 32,7 – aumento de 4,8% A/A.
A operadora segue o percurso de eficiência na sua gestão, com aumento do EBITDA em 6,3%, alcançando R$ 3,35 bilhões e Margem EBITDA de 50,8%. O fluxo de caixa operacional chegou a R$ 2,7 bilhões no primeiro semestre de 2025, um crescimento consistente de 14,3% na comparação com os seis primeiros meses do ano passado. Com o início do segundo semestre, a companhia deu sequência a iniciativas de inovação que reforçam sua liderança em conectividade e experiência do cliente.
“Os resultados do primeiro semestre demonstram nossa trajetória de crescimento consistente e sustentável. Continuamos avançando no pós-pago e no segmento corporativo, evoluímos na experiência de conectividade – especialmente com o crescimento da cobertura e base 5G – e mantivemos a disciplina na gestão de custos e investimentos. Projetos como a modernização da rede em São Paulo tangibilizam o DNA inovador da TIM, protagonizando movimentos relevantes no setor. A nossa aposta em tecnologia com propósito impulsiona também a agenda ESG, com reconhecimentos relevantes como o primeiro lugar na carteira do ISE. Estamos motivados para um segundo semestre com novas frentes de inovação para alcançarmos as metas traçadas e seguir rumo ao objetivo de ser a operadora preferida dos brasileiros”, destaca Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil.
Três anos de liderança no 5G
A TIM segue na liderança do 5G três anos após o início da implementação da tecnologia no Brasil e diversos indicadores demonstram o papel relevante desempenhado pela companhia na difusão da conectividade de quinta geração. Com presença da tecnologia em 707 cidades, a operadora alcança cerca de 70% da população urbana, o equivalente a 120 milhões de pessoas. Nas capitais, mais de 30% do tráfego de dados móveis da TIM já passa pela sua rede 5G. Em média, os clientes navegam 50% do tempo na tecnologia – e em grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, esse percentual já chega a 70%. Já a representatividade de smartphones 5G na base chegou a 28% do total de dispositivos.
Fundo 5G: retorno e novo investimento
A TIM segue como a principal investidora de um fundo direcionado a empresas que tenham modelos de negócios associados ao uso de tecnologia e conectividade. A iniciativa já conta com três projetos em andamento, que renderam R$ 73 milhões nos últimos meses. As empresas beneficiadas foram a Topsort, de retail media com uso de IA; Simetrik, que também usa IA, mas no segmento financeiro; e Tractian, de monitoramento preditivo de ativos industriais. O quarto projeto será com a Quatá Investimento, startup que possui expertise na análise de crédito e opera uma solução tecnológica para fornecer soluções financeiras dentro desse ecossistema. O objetivo do Fundo é chegar entre oito e 10 empresas investidas no portfólio, nas principais verticais de interesse da operadora nos mercados B2B e B2B2C.
Mais tração em São Paulo e Minas Gerais
Em abril, a TIM anunciou seu maior projeto de modernização de infraestrutura do país, com a atualização de todos os três mil sites da região metropolitana de São Paulo, ampliando em 40% a capacidade da rede e beneficiando 10 milhões de clientes. Mais de metade desse processo já foi concluído no fim do segundo semestre. Em paralelo, a operadora trabalhou para ampliar a cobertura 5G e 4G nos DDDs 11, 12, 13, 15 e 19 – instalando mais de 700 sites em 160 cidades – e também a sua capilaridade da região, com abertura de novas lojas. O destaque foi a flagship na Rua Oscar Freire, na capital paulista, um marco na experiência e relacionamento com o consumidor. Agora, a empresa acelera em Minas Gerais. Os investimentos em rede e capilaridade impactam 60 municípios nas áreas de DDD 31 (Belo Horizonte) e 34 (Triângulo Mineiro). Até o fim de 2025, a TIM mais que dobrará sua cobertura 5G no Estado, chegando a 131 cidades, além de reforçar a marca com campanhas, eventos e 13 novas lojas.
Melhor proposta de valor
A TIM segue apostando no pós-pago para alavancar seus resultados, estratégia que vem sendo bem-sucedida, com crescimento significativo dessa receita por 14 trimestres consecutivos. Neste trimestre, a operadora registrou mais de 450 mil adições líquidas em planos pós-pagos (excluindo acessos M2M), fechando o período com uma base pós-paga total de 31,5 milhões de acessos. O ARPU desse segmento (excluindo acessos M2M) no primeiro semestre de 2025 foi de R$ 54,8 – o maior do mercado, refletindo a diferenciação das ofertas da companhia e o bom desempenho comercial. Um dos destaques do segundo trimestre foi a campanha do Dia das Mães, segunda data mais relevante em vendas, atrás apenas da Black Friday, com descontos de até 50% na linha iPhone 16, dentro do conceito da plataforma de marca “Você Pode Tudo”. No pré-pago, a companhia reforçou seu relacionamento com os usuários lançando o programa Recarga Premiada, que garante recompensas – como gift cards de empresas parceiras e bônus de dados – para cada recarga realizada pelo cliente, seja qual for o valor ou canal utilizado.
Oferta de energia
Clientes corporativos da TIM no segmento PME (pequenas e médias empresas) podem comprar energia da Eletrobras no mercado livre. O projeto proporciona uma economia de até 30% na conta de luz para empreendedores com gasto médio mensal a partir de R$ 10 mil, garantindo ainda o consumo de energia limpa e renovável – o que reforça o compromisso ESG da parceria. A iniciativa, fruto do acordo firmado no fim de 2024, já está disponível no Paraná e Santa Catarina e tem roll out nacional previsto até setembro.
B2B IOT: mais rodovias conectadas e novas parcerias
A frente TIM IoT Solutions segue ampliando sua presença no mercado e já soma R$ 406 milhões em contratos desde o primeiro trimestre de 2024, com 109 companhias no portfólio de clientes. Na vertical de Logística, a TIM chegou a mais de 7 mil quilômetros de rodovias conectados. No trimestre, foi destaque o novo contrato com o Grupo Way Brasil, cobrindo mais de 630 quilômetros nas concessões Way-112 e Way-306. As rodovias se tornaram ainda as primeiras do país a operar com câmeras CFTV LTE 4G. No Agronegócio, a operadora alcançou 23 milhões de hectares cobertos com 4G e – durante participação na Agrishow, em maio – anunciou a meta de chegar a 26 milhões até o fim do ano. No evento, a TIM apresentou novos acordos: com o Grupo Pedra Agroindustrial, para conexão de 4.500 máquinas agrícolas em São Paulo e Mato Grosso, e com a Usina Uberaba, do Grupo Balbo, otimizando colheita, transporte e operações em campo no Triângulo Mineiro. Recentemente, a empresa também firmou parceria com a Usina Santa Terezinha, maior exportadora de açúcar VHP da Região Sul, para conectar mais de 700 mil de hectares no Paraná. A TIM avançou ainda em Indústria 4.0, conectando a fábrica dos Laboratórios Pierre Fabre, em Areal (RJ), e em Utilities, com projeto de modernização de mais de 30 mil pontos de luz em Canoas (RS), em um dos municípios mais impactados pelas enchentes de 2024.
Empresa líder em sustentabilidade
A TIM lidera o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, do qual faz parte há 17 anos consecutivos, um marco que evidencia a consistência da companhia em suas práticas ESG. Além disso, é a primeira e única empresa do setor de telecomunicações presente em todas as carteiras de sustentabilidade da bolsa brasileira. A operadora também integra o IDIVERSA B3, voltado à diversidade de gênero e raça; o Índice Carbono Eficiente (ICO2 B3), que reconhece o compromisso com a transparência das emissões e a transição para uma economia de baixo carbono; e o IGPTW B3, composto por empresas certificadas entre as melhores para se trabalhar no país.
Engajamento ambiental de fornecedores
Depois de reafirmar sua posição entre as líderes mundiais em transparência climática com a nota máxima no CDP, a TIM também foi destaque em engajamento de fornecedores. A presença em mais uma “A List” da organização que administra um rigoroso sistema de controle e divulgação global de informações ambientais reafirma a maturidade das iniciativas ESG da empresa junto ao seu ecossistema de parceiros. Nos últimos dois anos, a companhia ampliou significativamente o número de fornecedores engajados por meio do Programa Supply Chain do CDP e iniciou um Programa de Compras Sustentáveis.
Referência em geração distribuída de energia
A TIM encerrou o segundo trimestre consolidando ainda mais seu protagonismo em geração distribuída de energia dentre as operadoras. A companhia já produz 65% do que consome em 134 usinas solares, hídricas e de biogás arrendadas de parceiros. O projeto abastece mais de 17 mil sites e gera uma eficiência importante, estimada em R$ 40 milhões somente em 2024. A empresa opera com 100% de energia renovável desde 2021, complementando a produção das usinas com aquisição no mercado livre e compra de certificados de energia renovável (I-RECs).
Grande lugar para trabalhar
Pelo quarto ano consecutivo, a TIM faz parte do ranking da Great Place To Work (GPTW) e também integra – há dois anos seguidos – o GPTW Diversidade Mulher. Assim, a operadora é reconhecida como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, inclusive para mulheres – que ocupam 37,4% das posições de liderança. A empresa foi ainda a primeira do setor de telecomunicações a conquistar a certificação Age Friendly, selo internacional que atesta as ações concretas para o desenvolvimento de profissionais 50+. Os reconhecimentos ratificam o trabalho consistente e focado no cuidado com as pessoas realizado pela TIM, assim como a evolução da sua cultura e promoção de um ambiente de diversidade e inclusão.
Resultados Financeiros
(R$ milhões) 2T24 2T25 %A/A
RECEITA LÍQUIDA TOTAL (1) 6.303 6.600 4,7%
RECEITA LÍQUIDA DE SERVIÇOS (1) 6.103 6.417 5,1%
RECEITA LÍQUIDA MÓVEL (1 5.766 6.089 5,6%
RECEITA LÍQUIDA FIXA 337 328 -2,8%
RECEITA TIM ULTRAFIBRA 234 226 -3,6%
CUSTOS DE OPERAÇÃO (1) -3.150 -3.249 3,1%
EBITDA (1) 3.153 3.351 6,3%
MARGEM EBITDA (1 50,0% 50,8% 0,8p.p.
LUCRO LÍQUIDO (1) 781 976 25,0%
(R$) 2T24 2T25 %A/A
ARPU TOTAL (1) 31,2 32,7 4,8%
ARPU PRÉ 14,9 14,3 -4,0%
ARPU PÓS 43,9 44,3 1,0%
ULTRAFIBRA 98,6 95,6 -3,0%
(1) Normalizado para itens não recorrentes nos 1T25 e 2T25