Apartamento compacto: tendência ou necessidade?
31/07/2025 às 18:00
Unidades menores representam 20% dos imóveis à venda no Paraná, refletindo mudanças de comportamento de compradores

A busca por apartamentos compactos, como studios e lofts de até um quarto, vem ganhando força no Paraná e no Brasil. De acordo com o Panorama Imobiliário da Região Sul referente ao primeiro trimestre de 2025 e desenvolvido pela Brain Inteligência Estratégica, 20% dos imóveis disponíveis para venda no estado são formados por unidades compactas, percentual que revela uma demanda crescente por imóveis menores e funcionais.
Em Curitiba, onde o preço médio do m² está em R$ 14.111 também de acordo com o levantamento da Brain, a preferência por metragens reduzidas reflete transformações no perfil familiar, especialmente entre pessoas que moram sozinhas ou casais sem filhos, além de investidores que buscam imóveis com alta procura para venda ou locação. “A mudança no estilo de vida e na configuração familiar traz novos olhares para a cidade. Hoje, é possível dizer que praticidade, localização e estrutura coletiva muitas vezes são mais importantes do que o tamanho do apartamento”, explica Ana Paula Zoller Ribeiro, sócia-proprietária do Grupo Andrade Ribeiro.
Segundo o Censo 2022 do IBGE, o número de pessoas morando sozinhas no Brasil cresceu 35% em dez anos, ultrapassando 11 milhões de domicílios. “Esse dado também ajuda a entender por que o apartamento compacto deixou de ser visto como um espaço limitado e passou a ser desejado por sua praticidade e custo mais acessível”, avalia Ana Paula.
No entanto, a sócia-proprietária ressalta a importância de as construtoras pensarem em projetos que ultrapassem somente a planta interna. “É fundamental integrar os ambientes e valorizar áreas comuns, criando soluções completas dentro e fora do apartamento”, afirma ela. No portfólio da Andrade Ribeiro, alguns empreendimentos ilustram esse conceito, como é o caso do empreendimento Bliss Campus, imóvel no padrão standard e que oferece apartamentos de 75 m². No local, além de uma planta funcional e mais compacta, espaço fitness, game lounge, marketplace, playground, espaço pet, salão de festas com churrasqueira atendem às necessidades de estudantes, jovens profissionais e investidores.
Embora o mercado imobiliário da Região Sul tenha registrado uma leve retração de 1,4% nas vendas no primeiro trimestre de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024, o estoque de compactos permanece sólido, representando 16,3% de todas as unidades disponíveis na região. “É um dado que reforça que os compactos deixaram de ser apenas tendência para se consolidarem como uma necessidade, acompanhando mudanças demográficas e de consumo”, conclui Ana Paula.

Sobre a Construtora Andrade Ribeiro
A história de sucesso da Andrade Ribeiro começou em 1978, com a atuação destacada de dois jovens engenheiros, Joaquim Ribas de Andrade Neto e Erlon Donovan Rotta Ribeiro, em obras públicas e privadas de grande porte, onde já era possível ver a marca de qualidade e profissionalismo presente em todos os produtos da empresa. Hoje, 47 anos depois, é fácil reconhecer a assinatura da Andrade Ribeiro em um empreendimento. São obras residenciais e comerciais com características especiais, que antecipam tendências no setor imobiliário da capital paranaense. Obras que são resultado de um somatório de talentos, que vai desde o fornecedor até o aperfeiçoamento constante de pessoal, passando pela escolha da localização adequada e reciclagem de material na própria obra. Por trás de cada obra assinada pela Andrade Ribeiro, existe um compromisso que se renova constantemente com os princípios que fundamentam o trabalho da Construtora. Garantir segurança aos seus clientes, pelo profissionalismo de toda sua equipe e o vasto acervo de obras entregues e privilegiar a qualidade dos seus produtos, através dos critérios de definição e apurado padrão de execução.
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio