De 1º a 3 de agosto, acontece no Pátio Batel a primeira edição do CWB Wine Festival, com mais de 200 rótulos disponíveis para degustação livre no sábado (02) e no domingo (03), além de uma série de masterclasses na sexta-feira (01). "O festival chega para reforçar o protagonismo da capital paranaense no cenário vitivinícola brasileiro", destaca Elis Cabanilhas, sommelière, jornalista especialista em vinhos, curadora e embaixadora oficial do evento.
A programação inclui masterclasses exclusivas, feira com dezenas de expositores nacionais e internacionais, degustações verticais de ícones da enologia e ativações que conectam produtores, sommeliers e apreciadores em um ambiente sofisticado e acolhedor. Entre os destaques, estão rótulos de diversas regiões vinícolas do mundo e vinhos de produtores nacionais do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

"Estamos tratando de uma celebração das histórias, dos sabores e da cultura por trás de cada taça. Queremos proporcionar uma experiência imersiva completa para entusiastas do universo do vinho", diz Elis, situando Curitiba como representante de cerca de 8% do consumo nacional de vinhos.
Entre os expositores estão Porto a Porto, Tanyno, Mise en Place Vins, Méritage, World Wine, Berkmann/Rootstock, Adega Alentejana, além da distribuidora Dinho, que trará ao evento as linhas de luxo da chilena Concha y Toro e da brasileira Salton. Representando a força do vinho nacional, o festival contará também com rótulos premiados da Vinato Vinhos Brasileiros, de Minas Gerais, além das paranaenses Bodega Costantini e Vinícola Legado, e da Vinícola Otto, do Rio Grande do Sul.
Na sexta-feira (01), haverá masterclass da Importadora Tanyno, comandada por Marcelo Bernardoni, um dos grandes nomes do mercado nacional. Outros destaques ficam por conta da masterclass Viña Morandé, sob o comando de Keli Bergamo, que com leveza e carisma, conduzirá o público por novas fronteiras do vinho chileno; e do encontro com o enólogo Carlos Abarzúa, da vinícola Cave Geisse, que vai falar sobre a denominação de origem Altos de Pinto Bandeira, com degustação premiados espumantes brasileiros.
Programação
· 12h – Luis Pato – Enólogo da Adega Luis Pato: Importadora Mistral
· 14h – Marcelo Bernardoni: Embaixador: Importadora Tanyno
· 16h – Keli Bergamo – Embaixadora da Viña Morandé: Importadora Mise en Place vins
· 18h – Carlos Abarzúa – Enólogo da Cave Geisse: Importadora Méritage
· 20h – House of Morandé, com Keli Bergamo - Importadora Mise en Place Vins
Enfim, sexta-feira (01) masterclasses, das 14h às 20h. Já no sábado (02) e no domingo (03), das 15h às 22h, o púbico poderá curtir e saborear feiras de expositores e o circuito de degustação livre. Os ingressos estão disponíveis pela plataforma Blueticket (
www.blueticket.com.br).