China propõe criação de organização global de inteligência artificial
29/07/2025 às 10:10
Foto: reprodução

O governo da China propôs o estabelecimento de uma organização para a promoção da cooperação global no desenvolvimento de inteligência artificial.

O primeiro-ministro da China, Li Qiang, apresentou a proposta em um discurso feito durante uma conferência sobre IA que teve início no sábado em Xangai.

O Ministério das Relações Exteriores disse que Li enfatizou a necessidade de fortalecer a coordenação entre os países para formar uma estrutura global de governança de IA e regras baseadas em amplo consenso, ao mesmo tempo mantendo o desenvolvimento e a segurança da tecnologia.

Embora não tenha entrado em detalhes, a agência estatal de notícias Xinhua reportou que o governo está considerando estabelecer a sede da organização em Xangai. A matéria também afirma que a China acolhe a participação ativa de outros países nos preparativos para o estabelecimento de tal organização.

A competição pelo desenvolvimento de inteligência artificial está ficando cada vez mais acirrada, principalmente entre os Estados Unidos e a China. Especialistas apontam que Pequim tem a intenção de assumir a liderança na formulação de regras internacionais.

Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio