MENUx
Conversações sobre o programa nuclear do Irã estão paralisadas desde que Israel e Estados Unidos atacaram as instalações nucleares iranianas no mês passado. Contudo, diplomatas representando Teerã e Europa se reuniram na Turquia na sexta-feira.
Autoridades de nível vice-ministerial de Irã, Reino Unido, França e Alemanha realizaram uma reunião de cerca de quatro horas no Consulado do Irã em Istambul.
O Irã continua firme em sua posição de manter seu programa de enriquecimento atômico.
As potências europeias alertaram que, se um acordo não for firmado até o final de agosto, elas vão desencadear um mecanismo conhecido como “snapback”, que reativa automaticamente as sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU, as quais haviam sido suspensas em 2015.
Segundo a agência de notícias Reuters, os europeus exortaram o Irã a evitar tal situação através do comprometimento com questões fundamentais, incluindo a total cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica e o esclarecimento sobre o paradeiro do urânio altamente enriquecido, o qual é desconhecido desde os bombardeios no mês passado.
Logo após a reunião, o vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Kazem Gharibabadi, comentou via rede social X que as negociações foram “sérias, francas e detalhadas”. Ele também mencionou que eles concordaram em continuar as conversas.
com ag internacionais