A NaughtOne, renomada fabricante de móveis britânica, apresenta dois designs simples e marcantes que funcionam como telas para designers se expressarem:
a Mimo, uma coleção de mesas e assentos modulares baixos e confortáveis de Keiji Takeuchi que se transforma facilmente para combinar com qualquer ambiente, e a
Fin, uma cadeira lounge encantadora e contemporânea de Daniel Schofield, que faz referência ao design da era espacial dos anos 1960, mas é produzida com uma construção mais sustentável.
Mimo
Fotos: Divulgação
Seja configurada como um aconchegante sofá de dois ou três lugares, ou uma sofisticada poltrona, a Mimo atinge o equilíbrio perfeito entre confiança e discrição. Com sua mistura de suporte macio, forma compacta e sofisticação de design, ela é aparentemente simples, mas causa um impacto poderoso e pode ser aproveitada de inúmeras maneiras. A abordagem de design de Keiji Takeuchi foca em realçar a verdadeira natureza dos produtos de maneira humana. Apesar da aparência modesta, o processo de design foi meticuloso e manter tudo em harmonia foi algo importante para o designer no desenvolvimento da coleção.
Construída em torno de contrastes, a parte externa das peças Mimo oferece estrutura, enquanto as almofadas internas proporcionam conforto. "A natureza inspira meu processo de design e, visualmente, a coleção Mimo é como a neve se acomodando em um banco de parque. A neve representa um elemento orgânico e fluido que contrasta com a geometria rígida do banco", disse Takeuchi.
Exemplificando a dedicação da NaughtOne à simplicidade absoluta e às possibilidades infinitas, a coleção Mimo apresenta um conjunto principal de módulos e uma escolha quase ilimitada de cores e materiais para qualquer espaço moderno. Camaleônica, a coleção pode facilmente se transformar dependendo da imaginação do designer e das necessidades de cada espaço. A poltrona, os sofás, os bancos e a ottomana são complementados por uma mesa de centro arquitetônica, uma peça moderna e simplificada que permite aos designers criar um lounge coeso e confortável.
"Há algo realmente grandioso na Mimo, mesmo que seu tamanho seja modesto. As peças têm presença. É como uma pessoa bem vestida que não está buscando atenção, mas ainda assim é notada", comentou o diretor criativo da NaughtOne, Stephen Floyd.
Fin
Fotos: Divulgação
A NaughtOne também apresenta a
Fin, uma cadeira lounge contemporânea. Design criado intencionalmente, a Fin é resultado de um experimento lúdico. Ao dobrar duas folhas de papel, o designer Daniel Schofield encontrou uma forma que o agradou. O design resultante é feito de duas formas de madeira totalmente estofadas e entrelaçadas, lembrando suas origens no origami.
"O interessante sobre a Fin é que ela é muito simples: você acha que já viu algo assim antes, mas, quando compara, percebe que ela na verdade não parece existir", comentou Stephen Floyd. "Ela passa uma sensação muito agradável de leveza visual, e adoro a forma como a parte plana das costas ativa o espaço. Gosto do fato de que o formato simples permite que a peça se torne um veículo para estofamento e criatividade, não importa o espaço em que é colocada."
A Fin se destaca em sustentabilidade, com o menor carbono incorporado no portfólio de cadeiras lounge da NaughtOne. Exemplificando a eficiência dos materiais, a Fin usa uma paleta mínima de materiais naturais, principalmente o compensado, um material leve, forte e com baixo teor de carbono incorporado.
"Para mim, um bom design tem a ver com simplicidade", diz Schofield. "A simplicidade tende a durar, tanto em termos de estilo quanto de funcionalidade. Acredito que um bom design também tem uma razão: a forma como é feito, o motivo por que existe. Mas além do racional, muitas vezes há algo um pouco irracional também, um pequeno toque artístico, algo encantador que faz você querer mantê-lo por muito tempo."