Por Izabel da Rosa
Enquanto julho reserva o tradicional recesso das atividades, é impossível não revisitar com entusiasmo as múltiplas iniciativas que marcaram Junho no Centro de Letras do Paraná (CLP).
Ocorreram encontros na sede do CLP, quando os escritores compartilharam suas criações em declamações e leituras, além de conversas que trouxeram à tona histórias e personagens marcantes da cena cultural.
O CLP e seus associados tiveram destacada participação no Santa Cultural, evento promovido pela Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade, Pan Desenvolvimento Humano e Animativa, com divulgação de Lino Júnior, produtor cultural e autor do documentário “Fomos Heróis, Nossos Pracinhas na Segunda Guerra Mundial”.
Poemas de membros do CLP e de outros escritores permaneceram durante trinta dias no Varal da Poesia, levando o público ao contato direto com a palavra escrita.
Durante a abertura do evento, Izabel da Rosa, Diretora de Comunicação do CLP, sublinhou: “as pessoas só podem amar aquilo que conhecem”, ecoando ainda Gabriel Garcia Márquez: “seria antipoético pretender que a poesia somente interesse ao poeta.”
Em todos os sábados, o CLP organizou rodas de conversa, apresentações, exposições e vendas de livros. Artistas associados garantiram a trilha sonora, levando música e alegria ao Shopping Rialto, na Av. Manoel Ribas.
No final do mês, na sede, ocorreu o tradicional Arraial Junino, com mesa farta e integração.
Cada encontro fortaleceu laços e reafirmou o papel fundamental do CLP como Entidade de estímulo à expressão literária.
Em agosto as atividades retornarão às terças-feiras, na Rua Professor Fernando Moreira, 370, conforme programação divulgada no início de cada mês no Facebook e Instagram do CLP.