
Imagem: Divulgação Hospital Pilar
Instituição fundada em 1959 já figurou entre os melhores hospitais do mundo em ranking da Revista Newsweek por três anos consecutivos
O próximo domingo, 27 de julho, é dia de comemoração para o Pilar Hospital. A data marca os 61 anos de fundação da instituição, que passou de uma pequena estrutura com apenas três andares, cinco leitos e uma sala cirúrgica, para um complexo hospitalar de referência em Curitiba.
Hoje, são mais de 150 leitos, centro cirúrgico equipado com tecnologia robótica e unidades integradas para atendimento, diagnóstico e ensino. O Pilar atua em áreas como ortopedia, neurologia, urologia, cardiologia e oncologia, reunindo inovação e cuidado humanizado em cada etapa do atendimento, lembra a diretora geral, Noemi Garcia Moraes Ferla.
“O que faz a diferença é a participação integrada entre todas as áreas e equipes do Hospital Pilar. Isso garante o cuidado centrado no paciente, com processos seguros, ágeis a partir do uso de tecnologia de ponta, nosso olhar está sempre focado em cada etapa do atendimento, garantindo uma jornada com segurança e qualidade” conta.
Melhores do mundo
Foram três anos consecutivos entre os 100 melhores hospitais do Brasil, em um ranking da Revista Newsweek, com destaque para a excelência em cuidados de saúde, tecnologia e satisfação do paciente. O Pilar Hospital foi o único de Curitiba a figurar no ranking por três anos consecutivos, demonstrando seu compromisso com a qualidade e a inovação.
“Estar entre os melhores hospitais do Brasil por três anos seguidos é resultado de um trabalho coletivo, que une tecnologia de ponta, profissionais qualificados, corpo clínico renomado e um compromisso genuíno com o cuidado e segurança do paciente. Cada conquista reforça nossa missão de oferecer sempre o melhor para nossos pacientes”, afirma Noemi.
A pesquisa da Newsweek e da Statista avalia hospitais com base em recomendações de profissionais da área de saúde, pesquisas de satisfação do paciente e indicadores de qualidade e segurança. “O Pilar Hospital tem investido em tecnologia, infraestrutura e na qualificação de sua equipe para manter-se entre as melhores instituições de saúde do país”, justifica Noemi.
Além de sua posição no ranking geral, o Pilar Hospital também foi reconhecido como o melhor de Curitiba e o segundo melhor do Paraná. A instituição tem como foco a excelência no atendimento, a implementação de novas tecnologias e a busca constante por melhorias em seus processos, tudo isso para garantir o bem-estar, a segurança e a satisfação de seus pacientes.
Evolução no cuidado
A primeira expansão do Pilar Hospital aconteceu em 1967, de cinco para 25 leitos para acompanhar o crescimento da demanda de partos e pequenas cirurgias. Apenas quatro anos depois, a instituição já contava com um novo bloco cirúrgico, ampliando capacidade em ginecologia, obstetrícia e cirurgias gerais. Já na década de 1990 acontece o início da transição de maternidade para hospital geral.
Nos anos 2000 acontecem grandes pontos de virada para a instituição: em 2004, a abertura de novas UTIs e a modernização do centro cirúrgico, habilitando procedimentos de alta complexidade; e em 2015 tem início a tecnologia em armazenamento de imagens e os procedimentos minimamente invasivos.
Em 2020, o Pilar passa a fazer parte do Hospital Care, com foco em expansão tecnológica e modernização da estrutura. Começam a ser adquiridos os robôs Da Vinci e ROSA para cirurgia robótica, além do tomógrafo airo e do microscópio ZEISS KINEVO 900, o primeiro do Sul do Brasil.
Em 2021, é inaugurado o Pilar Centro Médico, uma unidade ambulatorial com 35 consultórios e estrutura de hospital-dia para cirurgias e infusões; e criado o Instituto de Ensino e Pesquisa Pilar (IEP), o que significou grande avanço na formação de profissionais de saúde e pesquisa clínica.
Nos últimos anos, o hospital investiu na Implantação de prontuário eletrônico integrado, telemedicina e protocolos de inteligência artificial para rastreio e agilidade em diagnósticos.
Histórico
Fundado em 1959 pelo Dr. João Iltaumyr Milano e sua esposa Milva Schruber Milano, o Hospital iniciou suas atividades com uma estrutura modesta, contando com três andares, cinco leitos e uma sala cirúrgica. A primeira ampliação ocorreu 12 anos depois, aumentando a capacidade para 25 leitos e incluindo um novo bloco com mais salas cirúrgicas e de parto.
Entre as décadas de 1980 e 2000, o hospital passou por uma série de melhorias significativas, investindo em tecnologia e infraestrutura. Um novo prédio de cinco andares foi construído, e em 2004, a instituição se consolidou como um hospital geral, expandindo sua UTI e criando um novo centro cirúrgico para procedimentos complexos. Em 2010, um novo edifício foi adicionado e o hospital recebeu certificação de qualidade.
Em 2020, o Pilar passou a fazer parte da holding Hospital Care, o que possibilitou novas ampliações e a introdução de tecnologias avançadas. Atualmente, o local possui mais de 100 leitos, 44 especialidades médicas e é acreditado com excelência pelo Instituto para Planejamento e Pesquisa para Acreditação de Serviços de Saúde (IPASS).
Sobre o Pilar Hospital
Com mais de 60 anos de tradição, o Pilar Hospital é reconhecido como referência na integração de tecnologia avançada e atendimento humanizado. Localizado no bairro Bom Retiro, em Curitiba, o hospital atende pacientes de todo o Paraná, oferecendo suporte essencial em 44 especialidades médicas. Sua estrutura robusta inclui mais de 120 leitos de enfermaria, 39 unidades de terapia intensiva e o Pilar Centro Médico, que realiza até 800 procedimentos cirúrgicos por mês, consolidando seu papel na qualidade e acesso à saúde para os paranaenses.