
As indústrias de calçados, confecções, tapeçaria automotiva, móveis e bijuterias da América Latina, terminado o 32º Inspiramais, salão de design de materiais inovadores recém-realizado em São Paulo, contarão com mil produtos nascidos do tema Human, que tem a esperança como bússola, uma virtude ansiada nesses tempos tenebrosos e em falta na praça. As matérias-primas já estão prontas para ir ao mercado (60% da pirâmide inspiradora), outras (40% ) estão em assimilação.
“Mas é uma esperança comprometida, é uma esperança que resgata o sentido comunitário e de utopia”, ressalva Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos-Assintecal, realizadora do evento.
Logo na entrada do salão, a exuberante coleção A Bicho Traveca do Mato, da jovem paulista Arafa Arantes, ilustra esse momento, representando o espírito comunitário, aceitação do diferente, explosão de energia, uma utopia possível. E materializa o conceito em volumes, brilhos, botas pontiagudas, tecidos da seda ao veludo, passando pelos couros e pelos sintéticos.
Arafa Arantes, de 23 anos, ganhou primeiro lugar com essa coleção na conclusão do curso de moda da Faculdade Santa Marcelina em dezembro de 2024. Nascida em Indiaporã-SP, ela se diz “da roça” e há oito anos foi estudar na capital, escolhendo a moda por ser “uma forma de transcender minha identidade para o olhar do outro”. Mulher trans, amada na família, xodó da avó que via sempre costurando e bordando, ela mergulhou em sua própria origem para criar a coleção. E mistura alfaiataria caipira com texturas, volumes e bordados chiques. Ao fim, observa, “a roupa virou abrigo, proteção, armadura”.
A Assintecal e o Sebrae agora, em agosto e setembro, promovem showroom dos materiais do Inspiramais da pesquisa Human nos os polos calçadistas de Franca/SP, Birigui/SP, Juazeiro do Norte/CE, Campina Grande/PB, São João Batista/SC e Novo Hamburgo/RS.