Fendt adere ao projeto Sou de Algodão
25/07/2025 às 16:19

Movimento alinhado à estratégia global de ajudar os agricultores que já adotam práticas responsáveis no campo, a campanha Sou de Algodão ganha uma adesão na base da pirâmide da moda, a da indústria de máquinas agrícolas Fendt, fabricante alemã da multinacional Agco.

Sou de Algodão, liderado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão-Abrapa, une elos estratégicos da cadeia produtiva — do agricultor à indústria têxtil, passando pelo varejo e pelo consumidor final, visando o consumo consciente da fibra nacional e valorização da moda sustentável. São 195 critérios rigorosos e o sistema de identificação assegura a rastreabilidade de cada fardo.

 “Os cotonicultores estão fazendo um trabalho incrível de rastreabilidade, e ainda de conexão do campo com o universo da moda. Temos muito orgulho de valorizar a fibra brasileira e apoiar os agricultores que já adotam práticas responsáveis com essa visão tão sistêmica”, diz Rafael Antonio Costa, diretor comercial da Fendt no Brasil.

Ele argumenta que, com os tratores de alta potência e plantadeiras de precisão, a Fendt contribui para uma agricultura mais eficiente, com menor impacto ambiental e melhor aproveitamento de recursos. Essas máquinas, justifica Costa, têm menor consumo de combustível e permitem operação com desempenho máximo e consumo mínimo.

“Na cotonicultura, buscamos equipamentos que aliam robustez, precisão e tecnologia. No caso das plantadeiras, a uniformidade na distribuição de sementes é fundamental para garantir uma lavoura bem formada. Já os tratores precisam oferecer potência, eficiência no consumo e compatibilidade com sistemas de agricultura de precisão. Esses atributos fazem toda a diferença na produtividade e na sustentabilidade da operação no campo. Os equipamentos da Fendt conseguem atender ao setor com excelência nas lavouras de algodão”, afirma Gustavo Piccoli, presidente da Abrapa.

Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio