
Carlos Peres, atual presidente do IBEF-PR, realizando a abertura do Prêmio Equilibrista 2024. Divulgação IBEF-PR
Desde sua fundação, em 1985, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná (IBEF-PR) se consolida como uma das instituições mais relevantes na formação, integração e valorização de lideranças do setor financeiro no estado. Ao longo de quatro décadas, o IBEF-PR não apenas acompanhou transformações econômicas profundas, como também foi ator ativo em debates estratégicos, políticas de capacitação e iniciativas de estímulo à governança ética, sustentável e inovadora.
Fundado em meio ao cenário desafiador da hiperinflação dos anos 1980, o Instituto surgiu com a missão de unir executivos em torno de um espaço neutro e técnico de troca de experiências. Em sua primeira década, o IBEF-PR promoveu fóruns com protagonistas do cenário nacional, como o então ministro da Fazenda Dilson Funaro, que participou de um evento apenas 15 dias após o lançamento do Plano Cruzado.
Ao longo dos anos, o Instituto acompanhou desde turbulências econômicas, a estabilização da moeda, ascensão da governança corporativa e a complexificação do ambiente regulatório e de mercado. O reconhecimento dos profissionais que enfrentaram esses contextos deu origem, em 1985, ao Prêmio Equilibrista, que se tornou o “Oscar das Finanças no Paraná”, celebrando as trajetórias mais impactantes do setor. Nomes como Luiz Francisco Novelli Viana, Renato Trombini e Ruy Kinder ajudaram a moldar o ambiente de negócios paranaense, promovendo transformações estratégicas em momentos decisivos. Todos eles foram homenageados como Equilibristas nas décadas de 1980 e 1990, e suas histórias ilustram o papel do IBEF-PR em reconhecer e valorizar executivos que lideraram transformações relevantes no setor financeiro do Paraná.
Ao completar 40 anos, o IBEF-PR mantém seu papel como rede colaborativa e referência ética. A entidade realiza anualmente dezenas de eventos de capacitação, entre eles o tradicional Seminário de Finanças e Governança Corporativa, que hoje reúne nomes nacionais e internacionais para debater megatendências, ESG, inovação e inteligência artificial. Também se destaca o projeto “IBEF Paraná Expande”, que leva eventos e fóruns a cidades como Maringá e Londrina, fortalecendo o ecossistema de finanças no interior do estado.
Para Carlos Peres, presidente do IBEF-PR, o Instituto segue alinhado às transformações do mundo corporativo. “O IBEF-PR segue atento às transformações do mundo corporativo e às exigências de um mercado cada vez mais dinâmico e multidisciplinar. Nosso papel é conectar líderes, fomentar o debate estratégico e promover uma visão atualizada sobre temas como inovação, ESG, diversidade e governança. Estar alinhado com essas pautas é essencial para continuarmos relevantes e contribuindo com a evolução da comunidade financeira do Paraná”, explicou o gestor.
Um dos marcos mais recentes é o lançamento do Núcleo IBEF-PR Plural, iniciativa inédita voltada à promoção da diversidade no mercado financeiro, com foco em gênero, raça, idade e neurodiversidade. O projeto inclui um programa de mentoria para mulheres em ascensão e reflete o compromisso do Instituto com um futuro mais representativo, visto que a ação busca reverter a sub-representação feminina nos altos escalões do setor: segundo dados recentes, apenas 14% dos analistas CNPI e 7% dos gestores certificados pela Anbima são mulheres. O IBEF‑PR Plural se propõe a mudar essa realidade por meio de educação, conexões e visibilidade profissional.
Em 2025, o Instituto mantém o ritmo de expansão e relevância: em maio, participou da 8ª edição do Seminário de Finanças e Governança Corporativa, em parceria com o IBGC, realizado no Museu Oscar Niemeyer. O evento contou com nomes de peso como Sandro Guedes (Google), Renata Abravanel (Grupo Silvio Santos), Deborah Wright (IBGC) e Rita Mundim (CNN Brasil), que discutiram temas como inteligência artificial, sucessão familiar, sustentabilidade e cenários macroeconômicos.
Já em 2024, a liderança do instituto foi renovada, quando em setembro, houve a posse de Carlos Alexandre Peres, sócio da PwC Brasil, com larga experiência em IFRS, auditoria, formação em MBA pela Fipecafi/USP e extensão pela INSEAD. Como presidente, Peres assumiu os cinco comitês temáticos (Finanças, Tributário, ESG, Inovação e Desenvolvimento de Executivos), destacando o networking como peça-chave para compartilhar aprendizados e ampliar a visão estratégica.
Sobre o IBEF-PR
O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Paraná é uma instituição sem fins lucrativos, que há 40 anos congrega executivos de finanças dos vários segmentos da atividade econômica do Paraná, dentre eles: executivos das áreas de indústria, comércio, consultorias, empresas de serviços, auditorias, instituições financeiras (bancárias e não-bancárias) e instituições governamentais.
Por meio de seus comitês de Finanças, Desenvolvimento de Executivos de Finanças, Tributário, Inovação e ESG, o IBEF Paraná realiza eventos, projetos, discussões e compartilha conhecimento para contribuir com o desenvolvimento dos profissionais de finanças do Paraná.