Filiação de Paulo Martins no Partido Novo tem data agendada
25/07/2025 às 05:00
Deltan Dallagnol e Paulo Martins vão estar no mesmo partido e têm planos para 2026

O vice-prefeito Paulo Martins deixou o PL e vai se filiar no Partido Novo. A movimentação na nova legenda já começa a acontecer e será feito um evento especial para marcar a filiação de Paulo Martins. A solenidade de posse acontecerá no dia 8 de agosto, a partir das 19 horas, na Sociedade Thalia, em Curitiba. Prestigiarão o evento o ex-procurador Deltan Dallagnol; Eduardo Ribeiro, presidente nacional do Partido Novo; Romeu Zema, governador de Minas Gerais e Marcel Van Hattem, deputado federal, dentre outros. A coluna de Lauro Jardim, em O Globo, traz uma informação curiosa. O texto diz que Martins justificou a Jair Bolsonaro a sua saída do PL porque o partido apoiará o candidato de Ratinho Jr. em 2026 e Martins quer alguém de extrema direita, num perfil mais parecido com ele mesmo. O curioso é que Ratinho Jr. é o “padrinho” da candidatura de Paulo Martins como vice-prefeito de Curitiba, ao lado de Eduardo Pimentel. E a fidelidade, como fica? Há quem diga que a aproximação de Paulo Martins com o senador Sergio Moro pode ser um sinal de uma possível aliança de Ratinho Jr. com o senador lavajatista. Durma-se com um barulho destes.
POLÍTICOS MAIS INFLUENTES NO INSTAGRAM
Deu no blog Politicamente: “Seis políticos do Paraná estão entre os 100 mais influentes do Instagram no período de 1º de janeiro e 30 de junho de 2025. O levantamento foi feito pelo MonitoraBR em parceria com a Zeeng Social Media Benchmarkin e faz uma análise de dados de engajamento na plataforma do Meta. O estudo considerou 442 mil publicações, feitas por 2,6 mil políticos brasileiros entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2025 — que somaram 1,8 bilhão de interações. O paranaense mais bem ranqueado é o deputado federal Sargento Fahur (PSD), na 15º posição, seguido do ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo), na 19º colocação. O deputado estadual do PT, Renato Freitas, está em 32º lugar, à frente do senador e ex-juiz da Lava Jato, Sergio Moro (46º) e do Delegado Matheus Laiola (48º) — ambos do União Brasil. O petista é o único representante da Assembleia Legislativa do Paraná na lista dos mais influentes”. Fecha a lista dos políticos do Paraná no top 100, a jornalista Cristina Graeml (Podemos), na 54º posição, que disputou a prefeitura de Curitiba em 2024, chegando ao 2º turno contra o atual prefeito da capital, Eduardo Pimentel (PSD). O líder em influência no Instagram entre a classe política brasileira em 2025 é o deputado federal Nikolas Ferreira, seguido por Jair Bolsonaro e Rodrigo Manga, prefeito de Sorocaba (SP).
DEPUTADO PEDE INVESTIGAÇÃO POR MOVIMENTAÇÕES NA BOLSA
O líder do PT, deputado Lindbergh Farias (RJ), anunciou que vai reunir assinaturas para a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar a movimentação de mais de R$ 6,6 bilhões na bolsa de valores brasileira. Operações “atípicas e suspeitas foram realizadas com informações privilegiadas” poucas horas antes do anúncio do tarifaço imposto pelo governo dos Estados Unidos, no dia 9 de julho. Segundo denúncia veiculada pelo ICL Notícias, grandes grupos financeiros como BGC (do atual Secretário de Comércio do governo Trump, Howard Lutnick), BTG Pactual e Tullett Prebon estariam entre os operadores que lucraram nesta movimentação.
COMISSÃO DE SENADORES VAI NEGOCIAR TARIFAÇO
Na busca de uma solução para o chamado tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos produtos adquiridos do Brasil, senadores viajam aos EUA a partir desta sexta-feira (25). As reuniões na capital norte-americana, Washington, devem começar na segunda-feira (28) e se estender até quarta (30). A expectativa dos senadores é dialogar para ajudar a reverter a taxação de 50% imposta às exportações brasileiras, com início previsto para 1° de agosto. “Não temos outra opção a não ser tentar voltar ao que era anteriormente. Muitos setores estão sendo prejudicados — indústria, Embraer, o agro, [as vendas de] suco de laranja e carne. Isso realmente vai afetar a geração de emprego no Brasil, há muitas demissões previstas. Mas nós estamos otimistas de que possamos reverter isso”, disse o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), à Rádio Senado. Além deles, integram a comitiva aos EUA: os senadores Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo, Fernando Farias (MDB-AL), Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), Esperidião Amin (PP-SC) Rogério Carvalho (PT-SE), Tereza Cristina (PP-MS) e Carlos Viana (Podemos-MG).
PT ELEGE PRESIDENTE ESTADUAL NESTE DOMINGO
Neste domingo (27), será realizado o segundo turno das eleições internas do PT. Dos quatro candidatos que participaram no primeiro turno no último dia 6 de julho, Zeca Dirceu e Arilson Chiorato ficaram na disputa para comandar o partido no Paraná pelos próximos quatro anos. Além do estado, os municípios de Guarapuava, Laranjeiras do Sul e Campo Largo também vão ter nova disputa. A eleição ocorre em 275 cidades, das 09h00 às 17h00 e cerca de 104 mil petistas estão aptos a votar. O primeiro turno consagrou a eleição de Edinho Silva para comandar o partido em nível nacional. Além do presidente nacional e da chapa nacional, no primeiro turno, os petistas paranaenses elegeram a chapa estadual, chapas e presidências municipais. No caso de Curitiba, ainda foram eleitos presidentes e chapas de zonais. A concorrência estadual tinha Arilson Chiorato, Hermes Leão, Tadeu Veneri e Zeca Dirceu. Como ninguém atingiu 50% mais um dos votos válidos, a disputa foi para o segundo turno. 
AMPLIAÇÃO DE EMPREGOS NAS PERIFERIAS
Reduzir o desemprego em áreas de vulnerabilidade social, com incentivo à contratação de moradores do próprio bairro. Essa é a finalidade de projeto de lei, apresentado na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), para a criação do Programa Emprego no Bairro. A proposição é da vereadora Delegada Tathiana Guzella (União). “O incentivo à contratação de mão de obra local é uma medida de baixo custo e alto impacto social, sendo uma estratégia eficaz para enfrentamento do desemprego, especialmente em regiões periféricas ou com vulnerabilidade socioeconômica”, justifica Guzella. A proposta parte da premissa de que o fortalecimento das redes comunitárias e a contratação local contribuem para o desenvolvimento econômico, social e ambiental de Curitiba. O projeto estabelece diretrizes para o desenvolvimento do Programa Emprego no Bairro, com foco na promoção do desenvolvimento econômico regionalizado. Entre os principais objetivos estão o estímulo à redução dos deslocamentos urbanos, a valorização de vínculos comunitários e a colaboração com a diminuição do desemprego, especialmente em áreas de maior vulnerabilidade.
DEPUTADA PROMETE ANALISAR PROJETOS DO PARLAMENTO UNIVERSITÁRIO
A deputada estadual, Maria Victoria (PP), firmou o compromisso de analisar os 126 projetos de lei, apresentados pelos deputados e deputadas estudantes da 6ª Legislatura do Parlamento Universitário, e aproveitar as boas ideias em favor do Estado. Maria Victoria participou na manhã desta quinta-feira (24) de uma conversa entre os deputados universitários e a primeira governadora do Paraná, Cida Borghetti. “Em respeito ao trabalho e a dedicação do Parlamento Universitário, me comprometo a analisar os 126 projetos de lei para aproveitar as boas ideias em prol de um Paraná melhor, mais forte e desenvolvido”, disse. “Espero que nós estejamos juntos na aprovação de algumas dessas leis que foram aqui sugeridas”, acrescentou. Maria Victoria explicou que a iniciativa do Parlamento Universitário, organizado pela Escola do Legislativo, permite aos deputados e deputados ouvir e aprender com as demandas apresentadas pelos jovens.
ISENÇÃO DE PUNIÇÃO A MOTORISTAS POR “RABEIRA” EM ÔNIBUS
Diante dos riscos provocados pela prática da “rabeira” nas ruas da capital, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) discute projeto de lei com a intenção de isentar motoristas de ônibus de punições em casos de acidentes causados por essa conduta. A proposta foi apresentada pelo vereador João Bettega (União). “A prática da 'rabeira' coloca em risco a segurança dos envolvidos e, muitas vezes, pode ser um fator determinante em acidentes”, justifica o autor. A proposta define a “rabeira” como a "prática de ciclistas ou outros indivíduos que se aproximam e se seguram de maneira excessiva ou perigosa na parte traseira do ônibus, aumentando o risco de acidentes e colocando em perigo a integridade física dos passageiros e de si próprios". A iniciativa busca proteger legalmente os condutores que operam os ônibus do sistema de transporte coletivo de Curitiba, evitando que sejam responsabilizados por condutas externas às suas funções. De acordo com a proposta, o motorista só será isento da punição se for comprovado que ele não agiu com imprudência nem cometeu qualquer ilegalidade no momento do acidente.
VEREADORES FAZEM MAIS SUGESTÕES À PREFEITURA
A produção da 19ª legislatura da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) também registrou um crescimento expressivo nas indicações de sugestão ao Poder Executivo. No primeiro semestre de 2025, os vereadores realizaram 795 proposições à Prefeitura da capital, um aumento de 178% em relação às 286 ocorrências registradas no mesmo período do ano passado. Se a comparação semestral praticamente triplicou, as 795 indicações encaminhadas à Prefeitura de Curitiba, no primeiro período da nova legislatura da Câmara Municipal, já superam em 68% o total registrado ao longo de todo o ano de 2024, quando foram contabilizadas 473 proposições do tipo. As indicações de sugestão são utilizadas pelos parlamentares para apresentar ideias sobre temas de competência exclusiva do Executivo, como atos administrativos ou projetos de lei cuja iniciativa não cabe ao Legislativo. O instrumento, previsto no Regimento Interno da Casa, não possui caráter impositivo, ou seja, as sugestões não obrigam a administração municipal a adotar as medidas indicadas pelos vereadores.
PROGRAMA CONTRA ACIDENTES DE CICLISTAS EM CANALETAS
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) analisa proposta para criar o Programa de Prevenção de Acidentes com Ciclistas em Vias Exclusivas de Transporte Coletivo. A iniciativa, protocolada pelo vereador Olimpio Araujo Junior (PL), tem como objetivo reduzir ocorrências envolvendo ciclistas. "Especialmente adolescentes, que adentram irregularmente nas canaletas exclusivas de ônibus ou se envolvem em condutas de risco", aponta o parlamentar. Segundo o autor, o uso indevido das canaletas por ciclistas, muitas vezes para praticar a manobra conhecida como "pegar rabeira", tem colocado em risco a vida de jovens e gerado tragédias nas vias da cidade. Isso, segundo ele, evidencia “a urgência de uma política pública que vai além da repressão". O projeto busca oferecer uma resposta preventiva e pedagógica, integrando ações de educação, fiscalização, reurbanização e proteção social.
 
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio