Ranking traz os passaportes mais poderosos do mundo em 2025
24/07/2025 às 10:58
Brasil sobe uma posição. Foto: reprodução

Singapura é o país com o passaporte mais poderoso do mundo, de acordo com o ranking Henley Passport Index, que classifica quais passaportes dão acesso a mais destinos sem a necessidade de visto prévio. O levantamento é feito pela consultoria Henley&Partners e foi divulgado na terça-feira (22).

O documento singapurense também liderou a lista no ano passado e dá acesso a 193 países, seguido por Coreia do Sul e Japão, com 190 destinos liberados. O terceiro lugar é ocupado por sete membros da União Europeia: Alemanha, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Irlanda e Itália têm entrada livre em 189 nações.

O top 5 do Henley Passport Index conta ainda com outro grupo de europeus, formado por Áustria, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Noruega, Portugal e Suécia, que podem acessar livremente 188 países, e Nova Zelândia, Grécia e Suíça, com entrada liberada em 187 destinos.

Brasil

Já o passaporte brasileiro divide a 16ª posição com a vizinha Argentina e a pequena nação europeia San Marino, com o direito de visitar 170 nações sem a necessidade de visto prévio. O Brasil, que já chegou a figurar até no 28º lugar em 2010, repete o seu melhor desempenho no ranking da Henley&Partners e avança uma colocação em comparação com o ano passado.

O passaporte nacional abre portas para países como Alemanha, Espanha e Portugal, na Europa, China, Coreia do Sul e Japão, na Ásia, e Angola, Egito e Marrocos, na África, além dos nove Estados que integram o Mercosul: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Por outro lado, o Brasil não tem acesso liberado sem visto prévio a nenhum país da América do Norte.

Na América do Sul, o país com o passaporte mais poderoso é o Chile, que ocupa a 14ª posição e garante a entrada em 176 destinos.

EUA em queda

Os Estados Unidos, que lideraram a lista em 2006 e 2014, estão no 10º lugar, a sua pior colocação desde que o ranking foi criado, em 2006, com entrada liberada em 182 nações, ao lado de Islândia e Lituânia. Os americanos perderam o direito de entrar sem visto prévio em seis Estados entre 2024 e 2025 e estão a apenas um país de distância de Liechtenstein e Malásia, os primeiros fora do top 10.

O Reino Unido, que também já teve o passaporte mais poderoso do mundo em 2010 e entre 2013 e 2015, figura na 6ª posição, com acesso a 186 destinos.

Na ponta oposta do ranking, está o Afeganistão, cujos cidadãos só têm entrada liberada em 25 países. Ele é acompanhado por Síria, com 27 destinos liberados, e Iraque, que têm a dispensa de visto prévio em apenas 30 nações.

O Henley Passport Index é feito com dados fornecidos pela Autoridade Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e inclui 199 passaportes e 227 destinos de viagem.

Veja o top 10 do ranking de passaportes mais poderosos do mundo

– 1º – Singapura – 193 países liberados;

– 2º – Japão e Coreia do Sul – 190 países liberados;

– 3º – Alemanha, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Irlanda e Itália – 189 países liberados;

– 4º – Áustria, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal e Suécia – 188 países liberados;

– 5º – Grécia, Nova Zelândia e Suíça – 187 países liberados;

– 6º – Reino Unido – 186 países liberados;

– 7º – Austrália, República Tcheca, Hungria, Malta e Polônia – 185 países liberados;

– 8º – Canadá, Estônia e Emirados Árabes Unidos – 184 países liberados;

– 9º – Croácia, Letônia, Eslováquia e Eslovênia – 183 países liberados;

– 10º – Estados Unidos, Islândia e Lituânia – 182 países liberados;

– 16º – Argentina, Brasil e San Marino – 170 países liberados.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio